Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Arraial Lisboa Pride marcado para 22 de Junho

deposit photos

A associação ILGA Portugal anunciou hoje a data para o Arraial Pride 2024: será no Sábado, dia 22 de Junho. 

Realizado nos últimos anos na Praça do Comércio / Terreiro do Paço, este evento da responsabilidade da ILGA Portugal tem uma programação que começa pelas 16 horas dirigida a público de varias idades, tem vários espaços para venda de merchandising, comida, bebidas e dar a conhecer o trabalho de outras associações e negócios. É habitual haver uma vasta programação musical.

“Neste momento social e político tão complexo, o Arraial Lisboa Pride adquire então um papel não só de celebração, mas também de ocupação de espaço público e de educação e sensibilização para todas as pessoas que queiram participar. Nunca é demais frisar que o evento é aberto a todas as pessoas, pertençam elas às comunidades LGBTI+ ou não.” diz Daniela Bento, presidenta da Associação.

O evento facilita também um diálogo construtivo e frutífero entre as organizações da sociedade civil e as estruturas de gestão da cidade e do país, juntando várias associações de Direitos Humanos, fomentando o comércio local através da presença de food trucks e bares emblemáticos da cidade e promovendo a visibilidade de artistas e pessoas artesãs queer e aliadas. 

Considerando que as identidades LGBTI+ se cruzam tantas vezes com outros marcadores sociais de exclusão, o Arraial Lisboa Pride procura ser também um encontro em que a celebração das vidas LGBTI+ e a reivindicação dos seus direitos se encontra ainda com outras lutas pelos Direitos Humanos, fazendo cada vez mais da interseccionalidade um dos seus pontos de foco. 

“O caminho cultural que o Arraial Lisboa Pride tem vindo a fazer é um exemplo desta tentativa de trazer a interseccionalidade para o centro das formas de pensar os direitos LGBTI+, pretendendo valorizar e mostrar que a cultura queer do panorama nacional é rica e diversa, cruzando também nas suas manifestações e agentes com outras comunidades sub-representadas cujos direitos e lutas estão na ordem do dia”, acrescenta Daniela Bento.

O cartaz deste ano terá as atuações de VertGum, Bejaflor e MC Falcona, artistas do coletivo de música eletrónica æ; SapatruxDJ Caring; um Ballroom Smackdown trazido por grandes representantes do ballroom em Portugal e DIDI na mesa de DJ; FAG! (Festa com Almada Guerra DJ set); Deize Tigrona; e um show-performance da Casa T, um centro de Acolhimento, sociabilização e autonomia Transvestigênere que tem tido uma contribuição fundamental para a malha cultural queer da cidade de Lisboa. A apresentação dos discursos ficará a cargo de Paolle Berklyn, que contarão também com interpretação de Língua Gestual Portuguesa. Além da programação de palco, o evento conta ainda com atividades direcionadas para famílias e pessoas de todas as idades. A programação comunitária poderá ser encontrada no Pride Center, que dá as boas vindas a quem chega pelo Arco da Rua Augusta, e onde se pode ficar a conhecer o trabalho de outras organizações de Direitos Humanos, participar em atividades comunitárias ou mesmo dar um passinho de dança com a sua programação musical alternativa.

O Arraial Lisboa Pride é patrocinado pela marca idealista, contando também com o apoio das marcas Durex, Jean Paul Gaultier, Fonte de Amores, Easy Jet e The 7 Hotel, tendo uma parceria jurídica com PRA – Raposo, Sá Miranda e Associados, sociedade de advogados, RL, e o apoio à divulgação da Antena 3.

O Arraial Lisboa Pride 2024 será realizado das 16h00 às 02h00 e promete ser um evento inesquecível para todas as pessoas que desejam vivenciar uma atmosfera de celebração, inclusão, diversidade e respeito.

ilga arraial.jpg

A Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa tem uma organização diferente e realiza-se a 6 de Julho.

 

Artigo editado a 14 de Junho com mais informações sobre o Arraial.

Foto: https://depositphotos.com/pt/

3 comentários

Comentar