Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Black Queer Art: Desire Marea actua em Serralves e no Teatro do Bairro Alto

Desire Marea black queer art

A artista multidisciplinar Desire Marea nasceu em KwaZulu-Natal na África do Sul e tem vindo a consolidar-se como uma reconhecida força criativa, especialmente enquanto parte do colectivo de performance queer sul-africano FAKA que fundou, em 2015, com Fela Gucci.

 

Mais recentemente, Desire embarcou numa jornada sonora individual. O álbum de estreia, Desire, foi lançado em Janeiro de 2020 pela Izimakade Records e teve um lançamento mais amplo em 2021 pela reputada Mute Records. 2021 trouxe igualmente Nezmimakade, projecto ao vivo com banda completa. A tournée de 2022 leva Desire Marea a muitos palcos e eventos de referência na Europa, incluindo o Auditório de Serralves, no Porto (7 de Junho) e o Teatro do Bairro Alto, em Lisboa (9 de Junho).

Desire vê este empreendimento individual como parte de um processo de cura. O álbum é uma investigação experimental sobre a perda, o sentir-se deslocado e sobre manifestações tóxicas de amor no mundo contemporâneo. Ele oferece um afastamento estilístico do gqom – o subgénero de música electrónica de dança sul-africana nascido na cidade de Durban, do qual FAKA eram afiliados – para um território onde a música de clube exploratória se cruza com elementos corais misteriosos, detalhes folclóricos africanos e o crooning da música soul.

Certo é que com todos os seus esforços criativos, Desire deseja contribuir ainda mais para a progressão da Black Queer Art.