Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Bushwig, uma viagem retrospectiva pela história do drag em Portugal

bushwig lisboa

Bushwig, o icónico festival de drag e música comunitária de Nova Iorque, vai estrear-se em Lisboa, este Sábado, 15 de Julho, para nos mostrar uma visão panorâmica da cena drag e rave da capital.  

 

Este evento será marcado por uma colaboração  especial com a ARVI, um colectivo queer conhecido pelas suas raves underground trans gressoras onde convergem música electrónica, artes performativas, design e moda. A sua  missão é clara - contribuir para a contra-cultura de Lisboa e fortalecer a(s) comunidade(s)  LGBTQIA+. 

O Bushwig prepara-se para deixar a sua marca na cena drag de Lisboa com um festival  inédito de um dia, que irá ter lugar no LAV. Este evento especial convidará o público a  embarcar numa viagem retrospectiva pela história do drag em Portugal, com actuações  de artistas lendários que abriram caminho para a nova geração, como Deborah Krystall e Jenny Larue, ao mesmo tempo que apresenta alguns dos novos talentos que têm vindo a deixar a sua marca nos palcos e pistas de dança de todo o país, durante os último  anos, como Lola Herself, Lola Bunny, Lexxa Black, Sylvya Koons, Ms Morgana, entre  muitos outras. 

A noite arranca com um DJ set de abertura de Afonso Peixoto, seguido de um espectáculo de drag queens com a duração de duas horas, em que cada artista terá  apenas cinco minutos para mostrar o seu talento. À medida que a noite avança, o ambi ente rave vai tomando conta do espaço, com DJ sets de Saint Caboclo, fundador do essencial colectivo Dengo Club, um showcase do colectivo Popper, com Alma e Mariño, seguem-se os residentes e designers da ARVI, Glabra b2b Saetern e, por fim, Viegas, fundador da ARVI, que tocará ao lado de Onio, um dos organizadores portugueses  do festival nova-iorquino. 

O papel de anfitriã da noite ficarão a cargo da modelo, bailarina e produtora Ivvi Romão e de Jnoir, entidade performativa de André Januário. 

Criado em 2011 numa modesta reunião de quintal, o Bushwig nasceu de um profundo  desejo de celebrar e honrar a comunidade queer única de Brooklyn. Ao longo dos anos,  evoluiu para uma marca estabelecida, atraindo tanto as estrelas de RuPaul's Drag Race  como artistas drag emergentes. Em apenas uma década, a Bushwig tornou-se um fenómeno global, atraindo milhares de entusiastas de todo o mundo que se juntam para celebrar o espírito drag, o amor e a comunidade.

420 Bombshell 1.jpg

Bilhetes à venda via Resident Advisor. O festival começa às 22 horas e vai até às 6 da manhã. Entre as performers confirmadas até ao momento estão Deborah KrystallJenny LarrueSylvia KoonzLola HerselfLola BunnyLexa BlackMorgana BunnyFelicia HunterRezmorahKeyla Brasil, Belle DommageTandy 3000, FERKiki Milano420 BombshellNenezaMary PoppersImperatrishaKiki Milano e os DJs Afonso Peixoto, Saint CabocloAlma, MariñoGlabra, SaeternViegas e Onio