Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Como Madonna se tornou um ícone LGBTQI? (publicação de capítulo integral)

Madonna biografia

No mês em que vem actuar a Lisboa, falamos da biografia ilustrada da Rainha da Pop.

A Madonna cantora, símbolo erótico, activista contra o VIH, ou ícone LGBTQI. A Madonna ambiciosa e atrevida, mas também polémica, criticada, insultada e demonizada. De uma pequena vila no Michigan para o topo do pop mundial, esta é a história em livro de um dos mais colossais talentos que a história da música nos ofereceu. Da autoria de Los Prieto Flores (Natalia Flores e Borja Prieto) e ilustrações de Isa Muguruza o livro já se encontra à venda em todos os locais habituais. 

O dezanove.pt em parceria com a Iguana, uma chancela da Pinguin RandomHouse Grupo Editorial, publica na íntegra o capítulo dedicado a Madonna como ícone LGBTQI. Podes lê-lo aqui:

 

Ícone LGBTI 

Procurasse-o ou não, Madonna transformou-se num ícone LGBTI. Aos dezasseis anos, a nossa diva penetrou na cena gay pela mão de Christopher Flynn. Para esta jovem, oriunda de uma família rigidamente católica e do contexto de uma Detroit economicamente deprimida e com problemas raciais, este acontecimento inaugurou a descoberta de um novo mundo. Ali, no bar gay Menjo’s, a cantora dançava e misturava-se a um ambiente sem preconceitos, que encontraria mais tarde em clubes de Nova Iorque como o Roxy ou o Danceteria.  

Em 1989, o videoclipe Express Yourself transformou a canção num hino para a comunidade LGBTI. «Expressa-te, respeita-te», clamava Madonna ao ritmo da música.  

Como já afirmámos, a canção Vogue (1990) constitui um marco. Madonna fica fascinada ao ver a casa Xtravaganza a atuar num clube e convoca dois dos seus bailarinos para coreografarem, participarem no vídeo e juntarem-se ao Blond Ambition Tour. Dessa digressão sai o documentário Na Cama com Madonna, que mostrava a vida dos bastidores do tour e que levou ao estrelato os seus bailarinos. No filme, vemos dois deles a beijarem-se, um marco na história da comunidade gay. A sua importância reside não apenas no facto de as pessoas verem os bailarinos e quererem ser como eles, dançar como eles e viver como eles, mas também de muitíssimas pessoas em todo o mundo terem visto então, pela primeira vez, dois homens a beijarem-se. Os bailarinos de Madonna converteram-se em heróis para a comunidade gay e a diva, vestida com um fato de Jean Paul-Gaultier com cones nos peitos, era a sua deusa, aquela que lhes dera voz e visibilidade.  

Mas não seria o único beijo a escandalizar o mundo. Anos mais tarde, nos MTV Video Music Awards, a cantora beijaria Britney Spears e Christina Aguilera na boca. 

Nesses mesmos prémios, uns anos antes, em 1999, a cantora coroara um desfile no qual várias drag queens ostentavam alguns dos looks míticos da rainha: o seu vestido de Like a Virgin, o look gótico de Frozen, ou o do estilo cabaret de Open Your Heart. 

Em 2008, Madonna enfureceu o governo russo durante um concerto em São Petersburgo, no qual defendeu os direitos da comunidade homossexual, duramente afetada por uma lei que estava prestes a entrar em vigor e que punia a propaganda da homossexualidade. Madonna ergueu a sua voz pela comunidade gay e, como represália, recebeu uma multa equivalente a um milhão de euros que se vangloriou de não ter pagado. 

Quer fosse no álbum Erotica ou no livro Sex, Madonna apareceu sempre a desfrutar da sua sexualidade sem tabus, convidando os outros a viverem a deles livremente e defendendo o direito de cada pessoa a experienciar o amor e o sexo como bem entender. 

Como diz Lucas «Fauno» Gutiérrez, ativista, escritor e performer argentino, «Madonna trouxe para o mainstream os modos de criar vínculos marginais à heteronorma e até mesmo às representações mais conservadoras. Maricas, exibicionistas, dissidentes e tantos outros, encontrámos nela a visibilização do que somos e do que fazemos. É horrível crescermos a procurar-nos em tantos espaços e constatarmos que “não existimos”. E Madonna, com todas as suas contradições e questões a objetar, levou à cena muito do que nos foi negado.» 

 

Ilustração: Isa Muguruza

1 comentário

Comentar