Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Damas da Noite, uma farsa" de Elmano Sancho

Damas da Noite Elmano Sancho.jpg

A nova criação do actor e encenador Elmano Sancho, “Damas da Noite, uma farsa”, traz para cima dos palcos do Teatro Carlos Alberto, no Porto, e da Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão, o tema da transgressão de género. Junto a Elmano vamos ver Dennis Correia aka Lexa BlacK (uma das três finalistas da última edição do Miss Drag Lisboa) e Pedro Simões aka a DJ Filha da Mãe.

Elmano Sancho evoca a conflituosa reviravolta de expectativas em torno do seu nascimento para levantar o véu sobre o seu espectáculo em estreia: "os pais esperavam uma menina, de nome já destinado, Cleópatra, mas nasceu um menino".

O encenador pretende assim dar vida a esse outro desejado de si mesmo, como se este fosse uma espécie de duplo e existisse numa realidade paralela que Damas da Noite encena. Para erguer essa figura ficcionada chamada Cleópatra, Elmano Sancho imergiu no mundo fascinante e provocador do transformismo. Os artistas transformistas “vestem a pele de um outro, tentam ser um outro”. São “flores que abrem de noite”, intérpretes de uma transformação “pautada pela transgressão, o desconforto, a ambiguidade, a brutalidade dos corpos e a violência das emoções”. Através dessa interpretação paradoxal da diferença, "Damas da Noite" explora a presença ou ausência de fronteiras entre realidade e ficção, actor e personagem, homem e mulher, teatro e performance, tragédia e comédia, original e cópia, interior e exterior, dia e noite. Nesse jogo de relações, aposta-se a identidade como matéria fluida, “rimbaudiana”, revelando o outro que somos, o estrangeiro que albergamos.

Coproduzido pela, Culturproject, Lobo Solitário, Teatro Nacional São João e Teatro Nacional Dona Maria II, o espectáculo estará em cena entre 9 e 12 Maio de 2019 no Porto e nos dias 24 e 25 de Maio em Famalicão, não estando afastadas representações noutras cidades do país.

Um espectáculo para maiores de 16 anos com bilhetes a partir dos 10 euros nos locais habituais.