Direitos LGBTI: Viseu marcha a 10 de Outubro
A Plataforma Já Marchavas, movimento de cidadãs/ãos e de colectivos de Viseu, divulga neste mês do orgulho LGBTI+ a data da 4.ª edição da Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTI+, a realizar-se no dia 10 de Outubro de 2021.
A data coincidente com a véspera do Dia Fora do Armário, The Coming Out Day, 11 de Outubro, leva a 4.ª Marcha de Viseu a sair às ruas, sublinhando a coragem de todas as pessoas que escolhem ser quem são, num mundo avesso à diversidade e à diferença, criando ambientes de preconceito e discriminação, alimentados por uma extrema-direita cada vez mais presente na Europa e no país.
“Esta luta, que é internacional e interseccional, deve continuar a dar visibilidade a todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, identidade e expressão de género.”, pode ler-se no comunicado.
Para isso, a organização desta 4.ª edição da Marcha de Viseu, consciente do isolamento que muitas pessoas LGBTI+ estão sujeitas no interior, especialmente no distrito de Viseu, convida à participação de todas as pessoas nas reuniões da organização da edição deste ano, em formato presencial e online, de forma a criar um movimento mais participativo que consiga chegar a mais pessoas no distrito.
Outra das iniciativas previstas pela organização da Marcha de Viseu, será a criação de encontros e conversas, ao longo dos próximos meses, com pessoas da comunidade LGBTI+ nos diferentes concelhos desta região, de forma a possibilitar um ambiente de inclusão e promoção das temáticas LGBTI+, no interior do país.
Recorde-se que em 2020, Viseu foi a única cidade portuguesa onde decorreu uma marcha presencial em que se assinalasse a luta pelos Direitos LGBTI conforme noticiamos aqui e aqui.
Para mais informações, consulta as páginas de Facebook e Instagram do colectivo:
https://www.facebook.com/jamarchavas
https://www.instagram.com/jamarchavas
Daniel Santos Morais
Fotos: Marcha pelos Direitos LGBTI+ de Viseu em 2020
Notícia actualizada a 5 de Outubro com vídeo da Plataforma Já Marchavas.