Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Diversity and Childhood – como prevenir e combater a violência contra crianças e jovens LGBTI+ e de género diverso

Diversity and Childhood .jpg

O projecto Diversity and Childhood (Dac), “Diversidade e Infância: transformar atitudes face à diversidade de género na infância no contexto europeu”, tem como ambição aumentar a consciencialização e redução do preconceito na Europa, melhorando a protecção e apoio a crianças LGBTI+ e em não conformidade de género. Portugal tem um papel importante no DaC.

Fornecendo um conjunto de recursos pedagógicos a uma ampla gama de profissionais das áreas da escola, saúde, famílias, média e espaço público, pretende-se criar padrões de protecção a estas crianças através do conhecimento mais alargado sobre as múltiplas formas de violência e preconceito de género em cada país.

O DaC é coordenado pela Universidade de Girona, envolvendo dez parceiros e nove países, dos quais a CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género; Ministério de Educação; rede ex aequo e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde parte o trabalho de investigação consorciado a partir de Portugal. Um projecto que mostra uma heterogeneidade e complementaridade de parceiros de diferentes contextos geográficos e socioculturais, representando as experiências e lutas em relação às crianças e orientação sexual, identidade de género e diversidade de expressão de género. 

dac diversity ad childhood (1).PNG

Uma heterogeneidade que: “traz uma excelente oportunidade para enriquecer a troca transnacional de experiências e práticas, bem como para garantir que os materiais elaborados possam ser aplicados em diferentes contextos”, lê-se no site Diversity and Childhood.

Disponível a partir de dez línguas, este manual mostra ser uma fonte de importante para o entendimento da diversidade sexual e de género, capacitando qualquer pessoa que desenvolva trabalho com crianças e jovens, ou interessada em fortalecer o bem-estar e os direitos fundamentais das crianças LGBTI e crianças não-conformes com o gênero. O Manual para Profissionais pode ser consultado gratuitamente aqui.

 

Promovido também pelo Diversity and Childhood esta segunda-feira arrancou o Massive Open Online Course (MOOC), um curso online gratuito que todos os profissionais que trabalhem com crianças e jovens podem efectuar a seu ritmo nas próximas quatro semanas. Mais informações: https://www.diversityandchildhood.eu/course

MOOC: Tools to prevent and combat violence against LGBTI+ children and youth (Diversity and Childhood project) from Jose Antonio Langarita on Vimeo.

 

O DaC realiza ainda na próxima sexta, dia 25 de Junho, entre as 10h e as 13h a sessão pública - Prevenir e Combater a Violência contra Crianças e Jovens LGBTI+ e podes assistir via Zoom. Segue o Diversity and Childhood no Facebook para ficares ao corrente de tudo.

 

Daniel Santos Morais