Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Exposição “Adeus Pátria e Família” para visitar gratuitamente até Janeiro de 2023

2022_ET_APF_Site-Geral.png

Inaugurada a 28 de Junho no Museu do Aljube, em Lisboa, a exposição “Adeus Pátria e Família” explora as dinâmicas e tensões entre a repressão e as resistências de diversidade sexual e de género durante a ditadura e após a Revolução.

Através destes documentos pode ser observado como este conflito condicionou a vida quotidiana e como se perpetuaram práticas e discursos opressivos e discriminatórios, marcando a sociedade portuguesa até aos dias de hoje.

Em 2022 celebra-se pela primeira vez, mais dias vividos em liberdade do que em ditadura, celebra-se os 40 anos da não discriminação homossexual e quatro desde a consagração legal da autodeterminação de género.
Há a necessidade de homenagear todos/as/es aqueles que foram perseguidos/as/es, criminalizados/as/es, patologizados/as/es, colonizados/as/es, humilhados/as/es, oprimidos/as/es, assumindo-se o compromisso na defesa dos ideais e valores da liberdade e da democracia.
A curadoria da exposição ficou a cargo de Rita Rato e de Joana Alves. O desenho de exposição pertence a Ricardo Carvalho e Arquitectos & Associados.

É possível visitar gratuitamente esta exposição até 29 de Janeiro de 2023, no Museu de Aljube, em Lisboa, de terça a domingo, entre as 10 e as 18 horas.

 

Sara Gonçalves