Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Felgueiras vai ter uma Marcha do Orgulho LGBTI+

felgueiras lgbt

Foi anunciada para 29 de Julho de 2023 a primeira Marcha do Orgulho LGBTI de Felgueiras, no norte do país. 
 
A comunicação partiu do colectivo Felgueiras Fora do Armário e surge na sequência de várias marchas que se realizaram ultimamente no Norte do país e que culminaram recentemente com a primeira edição da marcha de Vizela.
O colectivo Felgueiras Fora do Armário afirma-se como um conjunto de activistas para a promoção e defesa dos direitos LGBTIQA+ de Felgueiras.
 
"Somos o 1º grupo de activistas da comunidade LGBTQIA+ da nossa cidade. Para já somos quatro elementos que por curiosidade somos dois casais homossexuais: O Diogo Martins e o José Melo, a Ana Pinto e a Renata Oliveira", revelam ao dezanove.pt
O Grupo de Activistas Felgueiras Fora do Armário surgiu no final de Julho deste ano e foi inicialmente criado apenas com o intuito da organização da 1º Marcha LGBTQIA+ de Felgueiras. "Mas logo percebemos que teríamos que fazer muito mais. Para além da marcha estamos a trabalhar para conseguir um espaço físico que prevemos conseguir já neste mês de Outubro ou em Novembro. Com o propósito de realizar debates, rodas de conversas, palestras e convívios. Depois de conseguirmos o espaço físico queremos também trabalhar directamente com as escolas da nossa cidade com debates e palestras", explica Diogo Martins, de 28 anos ao dezanove.pt. "Sou Operador de produção numa fábrica de calçado em Felgueiras. Devido a problemas familiares por causa da minha orientação sexual precisei de ajuda médica para conseguir superar a minha depressão. Hoje quero poder ajudar outros jovens que possam estar a passar pela mesma situação. Infelizmente em Felgueiras o preconceito contra a comunidade LGBTQIA+ é enorme. Tanto a nível familiar como no mercado de trabalho" remata.
O ponto de encontro é às 15 horas junto ao monumento A Nicolau Coelho, em frente da Biblioteca Municipal de Felgueiras.
 
I𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚çõ𝐞𝐬 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬:
𝐏𝐨𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐞𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨: O Monumento A Nicolau Coelho em frente à Biblioteca Municipal, pelas 15h.
𝐏𝐞𝐫𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨: Com início em frente à Biblioteca Municipal seguimos na Avenida Agostinho Ribeiro, Rua Rebelo de Carvalho, Avenida da Liberdade, Avenida Dr. Leonardo Coimbra e terminamos no Jardim da Praça da República (em frente à Câmara Municipal) onde será lido o nosso manifesto - e haverá microfone aberto com o intuito de dar oportunidade às pessoas que queiram expressar as suas opiniões.
𝐅𝐞𝐬𝐭𝐚 𝐚𝐩ó𝐬 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐡𝐚: Logo a seguir à marcha, e da leitura do manifesto, segue-se a nossa festa após marcha no Bar Love Funk. A Dj da festa será a Patisol, e vamos contar também com atuações da Drag Queen Kristall Queen e Nussy. A entrada será gratuita.
"A marcha não é apenas uma festa. É um manifesto, um acto político de resistência. É uma oportunidade de exigir igualmente, justiça e liberdade para todas as pessoas LGBTI+. Que todos se juntem a nós nesse dia e façam parte desta luta. 🌈✊🏽" diz o colectivo Felgueiras Fora do Armário.
 
Artigo actualizado a 03 de Abril com o último parágrafo e a 21 de Julho com as informações importantes divulgadas pela organização.