Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

IKEA entrega 10 mil euros à Associação Plano i

IKEA ranbow bag.jpg

A associação vencedora do concurso promovido pela IKEA Portugal com vista a promover o  progresso da Igualdade e Inclusão LGBTI+ já foi conhecida. A Associação Plano i foi a contemplada com 10 mil euros.

 

 

O concurso lançado há um mês, e pela primeira vez este ano em Portugal, tinha como objectivo desafiar as IPSS e ONG’S em Portugal a apresentarem projectos que promovam e defendam a igualdade e inclusão de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo. O donativo 10.000€ provém de parte das vendas dos sacos Storstomma (na imagem).

Ao todo foram recebidas sete candidaturas de todo o país que foram avaliadas por jurados da IKEA e, ainda, Rui Maria Pêgo, activista LGBTI+ e apresentador do podcast da marca, Igualmente, que dá voz a temas relacionados com igualdade. A Associação Plano i, com o projecto “Espaço LIV(r)E”, foi a grande vencedora da 1ª edição do concurso.

Com a verba agora angariada pretende-se implementar, até Setembro de 2021, a reestruturação do primeiro espaço inclusivo e seguro para pessoas LGBTI+ na cidade do Porto.

"A Plano i procura, desde a sua criação, de forma rigorosa e estruturada, construir igualdade, desconstruindo barreiras e estereótipos. Estar do lado certo da história sempre foi a nossa posição. Este projecto vai-nos permitir criar um espaço cheio de vida e livre de preconceitos, o Espaço LIV(r)E, mas também nos vai garantir o alargamento dessa liberdade aos locais de trabalho através da formação especializada a empresas e o aconselhamento individual jurídico e, grupal psicossocial, a pessoas LGBTI que dele necessitem. Estamos muito felizes e honradas com este prémio." refere Paula Allen, vice-presidente da associação Plano i.

A par do concurso a IKEA lançou também a campanha “O Progresso faz-se”. Cinco lojas IKEA em Portugal hastearam a “Progress Flag”, símbolo da defesa de direitos LGBT+, durante uma semana. "Na IKEA defendemos a diversidade, a igualdade e a inclusão. As nossas diferenças, contextos, escolhas e interesses são o que nos tornam únicos e nos permitem ter um contributo ainda maior e mais valioso, tanto nas equipas de trabalho, como na sociedade. Para nós, é inaceitável a discriminação com base na orientação sexual e identidade de género e, por isso, com esta campanha e este concurso, queremos dar o nosso contributo para promover um mundo mais justo para todos, especialmente os mais vulneráveis.” refere Cláudia Domingues, directora de comunicação da IKEA Portugal.