Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

INDEX ebooks: 10 anos a editar literatura LGBTQ+ em português

 

INDEX ebooks lgbt

A INDEX ebooks está a celebrar 10 anos de edições de literatura LGBTQ+ em português. Ao longo de 10 anos a editora especializada em ebooks de literatura de temática LGBTQ+ em língua portuguesa a preços baixos publicou 70 livros de 40 autores diferentes que tiveram quase 500 mil downloads em todo o mundo.

 

De entre todas as edições, "não podemos deixar de começar por mencionar a coleção de "Clássicos de Literatura Gay", já com 15 volumes de reedições de romances, poesia e contos de temática LGBTQ+, de autores como Mário de Sá-Carneiro, Adolfo Caminha, Mário de Andrade, Feliciano de Castilho, Arsénio de Chatenay, Alfredo Gallis e outros, bem como duas importantes e inovadoras antologias de literatura LGBTQ+ portuguesa e brasileira" refere a editora em comunicado. A série conta com a colaboração de excelentes autores de prestigiadas universidades de todo o mundo, tais como Fernando Curopos (Sorbonne, Paris), António Fernando Cascais (Nova, Lisboa), Anna M. Klobucka (Darthmouth, EUA), Helder Thiago Maia (Univ. de São Paulo), Carlos de Miguel Mora (Univ. de Granada) ou César Braga-Pinto (Northwestern, Chicago).

No que respeita à nova ficção LGBTQ+ nacional publicada ao longo destes 10 anos, destaque para os 8 livros da série de romances eróticos, campeã de vendas, "Todo Teu", de Nuno Oskar, bem como o primeiro livro de memórias sobre a guerra colonial narrado na primeira pessoa por um homossexual, “Ilha de Metarica”, de João Carlos Roque, e os dois livros de colectâneas de crónicas, artigos e entrevistas do jornalista Bruno Horta, “Aquele Lustro Queer” e “Uma Década Queer”, sendo que este recebeu o prémio de melhor livro do ano de 2015 atribuído pelo dezanove.pt.

Duas edições de que a IndexBooks também se orgulha são o "Dicionário de Literatura Gay", que já vai na 6.ª edição e cujo volume completo, cobrindo todos os verbetes de "A" a "Z", será publicado ainda este ano, e também um contributo para a cronologia dos direitos LGBTQ+ em Portugal, a colectânea de “Grandes Discursos sobre Direitos LGBT+ em Portugal”, organizado em colaboração com a ILGA Portugal.

No campo da tradução de literatura LGBTQ+ estrangeira, salientam-se as primeiras edições em português do best-seller do New York Times, "O Corredor de Fundo" (“The Front-Runner”), de Patrícia Nell Warren, do clássico japonês, "Amor entre Samurais", de Ihara Saikaku, e das traduções constantes na antologia “Poemas Homoeróticos Escolhidos”, de Paulo Azevedo Chaves e Raimundo de Moraes.

Para celebrar o nosso 10.º aniversário a editora informa que está a oferecer aos leitores um livro que reúne traduções originais do conto “O Padre e o Acólito”, de John Francis Bloxham, até agora inédito em Portugal, de um conjunto de aforismos “Frases e Filosofias para Jovens”, de Oscar Wilde, e de “Dois Poemas”, de Alfred Douglas, um dos quais é o famoso poema “Two Loves”, que termina com aquele que é possivelmente o verso mais citado da poesia LGBTQ+: “Eu sou o Amor que não ousa dizer o seu nome”.

A INDEX ebooks nasceu para editar novos autores da língua portuguesa, reeditar livros esquecidos ou proibidos, e traduzir literatura estrangeira, mas sempre com o objectivo de facilitar o acesso à literatura LGBTQ+ a todos os leitores do português, espalhados pelo mundo, através de preços baixos e de edições de e-books e livros em papel, que podem ser facilmente encomendadas nas maiores livrarias globais online, tais como a Amazon, Apple Books, Google Play e outras, bem como nas lojas online nacionais da Wook, Bertrand e Fnac.