Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

LGBTI+: Análise ao programa eleitoral da Iniciativa Liberal - Portugal com futuro

Postal com Tipografia para Feliz Aniversário (13).jpg

O programa da Iniciativa Liberal aborda as questões LGBTQ+ (é esta a sigla que o partido utiliza) em apenas duas secções.

A primeira referência surge nas propostas sobre saúde, concretamente no ponto dedicado à educação sexual (p.104). O partido propõe a criação de recomendações formativas para a abordagem às necessidades específicas de indivíduos LGBTQ+, nomeadamente no que concerne à saúde mental, sexual e reprodutiva, garantindo um atendimento em condições de equidade e livre de discriminação e preconceito, assim como a revisão da “Estratégia de Saúde para as Pessoas LGBTQ+”, nomeadamente no que concerne à remoção às barreiras de acesso a técnicas de procriação medicamente assistida com base na orientação sexual.

As questões LGBTQ+ são ainda abordadas na secção “Defesa dos Direitos Humanos na UE”, orientada para os temas de política externa (p.164). O partido defende uma intervenção mais activa do país na União Europeia na defesa pelos direitos das pessoas LGBTQ+. É expressamente mencionado o caso húngaro e a criticada a passividade do governo português perante leis aprovadas neste país que atentam contra esta comunidade

Consulta o programa eleitoral da Iniciativa Liberal aqui.

 

Pedro Leitão

 

Nota: Link do programa eleitoral corrigido a 4 de Março