Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

LGBTI+: O compromisso do PS: promoção da igualdade e combate à discriminação LGBTQIA+

Postal com Tipografia para Feliz Aniversário (16).jpg

No passado Domingo, dia 12 de Fevereiro, o Partido Socialista apresentou o seu programa eleitoral para as próximas legislativas, marcadas para 10 de Março, com o projecto “Portugal Inteiro”.
Este programa, dividido em cinco missões, destaca a vontade de renovar o espírito progressista do partido, especialmente no que diz respeito à promoção dos direitos e igualdade para as pessoas LGBTIQA+.
Numa altura em que a luta pela igualdade dos direitos ganha destaque, sobretudo nas políticas da União Europeia, o PS apresenta propostas concretas para enfrentar a discriminação e promover a inclusão das pessoas LGBTIQA+ em Portugal.
Uma das propostas centrais é a promoção da visibilidade e eliminação de estereótipos em relação às pessoas LGBTIQA+. O Partido Socialista compromete-se a abraçar a diversidade e a combater estereótipos prejudiciais que possam contribuir para a discriminação.
Outra das áreas de destaque é a situação das crianças e jovens LGBTIQA+ que vivem em instituições. O PS indica medidas especificas para garantir o bem-estar das mesmas, incluindo o acesso a apoio psicológico, de transição, e a implementação de mecanismos de combate ao bullying, reconhecendo assim os desafios adicionais que enfrentam devido à sua orientação sexual ou identidade de género.
O partido propõe ainda dotar as autoridades policiais de formação específica para reconhecer e lidar com os crimes de ódio contra pessoas LGBTIQA+. Reconhecendo assim a complexidade do fenómeno, tanto a nível conceptual quanto prático.
Por fim, o PS pretender garantir a compilação de dados estatísticos sobre a discriminação em função das diversas categorias e promover a criação de códigos de boas práticas contra a discriminação em todas as suas formas.
O Partido Socialista reafirma assim o seu compromisso em promover um país mais inclusivo e igualitário para todas as pessoas.
 
Consulta o programa eleitoral do PS aqui.
 
Sara Salgueira