Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Lisboa vai ter casa de autonomização para jovens LGBTI: ReAJo

Lisboa_DSC04012a_(23222728022).jpg

A Câmara Municipal de Lisboa e a associação Casa Qui vão inaugurar a 10 de Dezembro o primeiro "apartamento de autonomização" para jovens LGBTI entre os 16 e os 23 anos.

"Através do seu Gabinete de Apoio à Vítima para Juventude Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo (GAV - JLGBTI), a Casa Qui identificou a necessidade de uma valência de acolhimento para dar resposta a situações-tipo para as quais não há qualquer resposta a nível nacional", lê-se na nota do gabinete do vereador responsável pelos pelouros da Educação e dos Direitos Sociais, Manuel Grilo, citada pela Lusa.

O apartamento pretende ser um "espaço seguro" para ajudar jovens que foram expulsos de casa depois de revelarem a sua orientação sexual ou identidade ou expressão de género.

O apartamento, destinado a jovens entre os 16 e os 23 anos, terá dois quartos individuais para permanência até seis meses e outros dois para permanência até dois anos.

Haverá uma equipa técnica multidisciplinar e especializada do GAV - JLGBTI e de "parceiros estratégicos" para actuar "em situações de emergência/crise e em situações que possibilitarão construir com o/a jovem um projecto de autonomia de vida", refere a mesma nota.