Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Maluda – RTP2 estreia filme sobre a vida e a obra da pintora

Maluda filme rtp2

"Maluda" estreia dia 15 de Novembro na RTP2, no dia em que a artista celebrava 87 anos.

 

Jorge Paixão da Costa realiza o telefilme sobre a vida da pintora Maria de Lourdes Ribeiro, mais conhecida por Maluda, uma das artistas mais reconhecidas em Portugal.

Neste filme biográfico, é recordado o percurso artístico da pintora e é possível ver os momentos em que as suas obras geométricas e retratos criaram furor entre os demais, assim como a sua chegada a Lisboa, a sua relação amorosa com uma mulher que manteve durante a ditadura e a sua partida para o Brasil.

Maluda, de modo a fugir dos problemas que a rodeavam, aceitou colaborar com grandes empresas com a finalidade de ganhar bastante dinheiro, como os CTT, onde acabou por criar alguns selos da colecção de filatelia da empresa, ganhando inclusive um prémio mundial para melhor selo em 1987 e 1989.

A actriz Margarida Moreira veste a pele de Maria de Lourdes.  Também podemos encontrar no elenco Filipa Louceiro, Ana Zanatti, Dinarte Branco, Carlota Crespo, Pedro Lamares e Eduardo Breda. O filme estreia esta segunda-feira, dia 15, pelas 22h na RTP2.

 

Rita Oliveira

Foto: Trust