Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Marcha do Orgulho LGBTIQA+ de Sintra 2024 já tem data

sintra lgbti

O SintraFriendly - Colectivo Juvenil LGBTIQA+ de Sintra e Apoiantes comunicou esta sexta-feira que a Marcha do Orgulho LGBTIQA+ de Sintra 2024 será dia 8 de Junho e terá como mote: «50 Anos a Conquistar Liberdade!».

A terceira edição da marcha terá como ponto de encontro na Tapada das Mercês na Rua Mário Sá de Carneiro em frente à Escola Básica Visconde Jurumenha pelas 14 horas. Aqui está prevista haver animação e uma banca de merchandising SintraFriendly e do Pride Month. A partida será pelas 16 horas descendo pela Avenida Embaixador Aristides Sousa Mendes e, na rotunda, os manifestantes descerão a Avenida Miguel Torga até à Estação Ferroviária das Mercês onde haverá performances artísticas, leitura de manifesto e microfone aberto.
 
"2024 é um ano particular. É a celebração dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974. Daí o mote da Marcha do Orgulho LGBTIQA+ de Sintra deste ano ser «50 Anos a Conquistar Liberdade!». A revolução de 1974 permitiu ao país começar a viver em Liberdade e em Democracia. Foi sem sombra de dúvida o fim de uma ditadura e o início de uma nova vida para Portugal, para os portugueses e naturalmente para a comunidade LGBTIQA+! É um evento como símbolo de liberdade e o início da evolução dos direitos e garantias das pessoas LGBTIQA+ em Portugal. Uma evolução lenta e que actualmente nos dias de hoje e dado o actual contexto político e social português essa evolução corre o risco de ter um retrocesso com o crescimento dos ideiais de extrema direita ultraconservadores a que Portugal infelizmente não está imune. É de dignidade humana que falamos pois as pessoas LGBTIQA+ são isso mesmo, pessoas, que como qualquer outra, precisa e tem direito à sua dignidade, liberdade, respeito, despatologização, visibilidade, empoderamento, sentimento de pertença, à sua autonomia e segurança. Porque o 25 de Abril é também tudo isto! E nós também somos o 25 de Abril."

WhatsApp Image 2024-01-26 at 01.50.25.jpeg

A organização revelará mais informações atempadamente e deixa o convite para a presença no próximo dia 8 de Junho pelas 14 horas na Tapada das Mercês para a III Marcha do Orgulho LGBTIQA+ de Sintra.