“Miss” o novo filme de Ruben Alves (com trailer)
O tão aguardado regresso do realizador luso-francês Ruben Alves às longas-metragens de ficção está para breve. “Miss” (2020) estreia em França em Março e em Portugal no fim de Abril.
Depois do estrondoso sucesso de “A Gaiola Dourada” (2013) Ruben Alves juntou-se a Christophe Fonseca para realizarem o documentário “As Vozes do Fado” (2017), contudo 2020 marca o seu tão esperado regresso às longas de ficção. Utiliza novamente a comédia para falar de assuntos sérios. Desta vez pega na androgenia e nas convenções de género e desmonta os concursos de beleza feminina.
Ruben Alves foi buscar Alexandre Wetter, modelo andrógino, para ser a sua Miss França. Wetter é um consagrado manequim francês, que utiliza a sua beleza para quebrar algumas barreiras de género num mundo tão competitivo como o da moda. Este é o seu primeiro grande papel como actor.
Sinopse:
Alex, um gracioso miúdo de 9 anos que navega alegremente entre os géneros, tem um sonho: um dia ser eleito Miss França. 15 anos depois, perde os seus pais e a sua autoconfiança e estagna numa vida monótona. Um inesperado encontro vai acordar esse sonho esquecido. Alex (Wetter) decide então competir no concurso Miss França, escondendo a identidade masculina. Beleza, excelência, camaradagem... à mercê das etapas de uma competição impiedosa, mas ajudado por uma família de corações coloridos. Será que Alex conquistará o título, a sua feminilidade e, acima de tudo, a si próprio?
O filme estreia em Portugal 30 de Abril e será distribuído pela NOS Lusomundo Audiovisuais.
Luís Veríssimo