Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

É agora que Vítor Fernandes, a nossa Natasha Semmynova, precisa de nós

NatashaSemmynova.jpg

É com um apelo público que Vítor Fernandes, que deu corpo durante anos a fio à personagem Natasha Semmynova nas noites portuenses, expõe o seu caso: encontra-se a tentar sobreviver a um cancro de pulmão. A 4 de Abril o performer iniciou uma campanha de recolha de donativos.

Este ano, pelo meu aniversário, estou a pedir donativos para mim próprio.

Decidi escolher-me porque espero que consideres contribuir como forma de celebrar comigo esta fase complicada da minha vida — sobreviver ao grave cancro do pulmão que enfrento, que ainda sem início de tratamento já me deixa num estado quase totalmente incapacitado. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, vai ajudar-me a alcançar o objetivo: pagar as minhas contas pessoais correntes, pagar despesas médicas que obrigam a comprar medicamentos em farmácia (sendo apenas parcialmente comparticipados), pagar deslocações para consultas, exames e tratamentos alternativos ou que se justifiquem para além dos requeridos, e comprar comida saudável para ter uma alimentação equilibrada.

O pedido da junta médica está em curso e a lista de espera poderá ser superior a um ano. Só depois dessa avaliação tenho um atestado de incapacidade e apenas com esse atestado tenho descontos e subsídios associados à minha incapacidade. Até lá, sobrevivo do dinheiro que vou tendo, sem trabalhar ou sem apoios do estado, e também do apoio da família que está a fazer o maior esforço para me apoiar.

Há mais de um ano que a actividade artística de Natasha Semmynova se encontra condicionada. Recorde-se que as discotecas encerraram, muitos ramos da cultura e os profissionais independentes praticamente estagnaram com a pandemia.

Natasha Semmynova abrilhantou durante vários anos as noites do mítico bar Boys R Us, no Porto e ainda o festival Porto Pride realizado no Teatro Sá da Bandeira. Organizou e apresentou nos últimos anos o Porto Drag Festival realizado no Café Lusitano. Em 2015 surpreendeu e encantou no programa The Voice Portugal e participou na peça “Longe do Corpo”.

Aos poucos Vítor tem partilhado o evoluir da sua situação clínica, do cansaço que sente nas mais básicas tarefas quotidianas após ter iniciado os tratamentos de quimioterapia. Vítor faz questão ainda de agradecer todo o apoio que tem recebido.

Podes seguir o Vítor neste perfil e contribuir para o seguinte IBAN:

PT50000700000001525315423

Ou então deixar as tuas palavras de ânimo ao Vítor para que supere da melhor forma esta fase.