Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"O Pedro gosta do Afonso" é o novo livro de Mariana Jones

Pedro gosta Afonso livro

O Pedro gosta do Afonso é a terceira obra de Mariana Jones, que explora a forma como um belo amor pré-adolescente se pode desenvolver à medida que se descobre a importância do amor, da liberdade, e da identidade individual na nossa vida.

Mariana Jones, licenciada em Educação Social, já nos tinha surpreendido com os seus livros anteriores, “Caracóis com Cores” e “Klara – a menina de olhos-céu”, e é com esta terceira obra que procura mostrar a todas as gerações, principalmente às crianças, que devemos ser aquilo que quisermos, sem preconceitos, culpas ou amarras.

Assim, O Pedro gosta do Afonso conta a história de dois melhores amigos – Pedro e Afonso. Enquanto que Afonso, um jovem pré-adolescente, vai descobrindo como uma turbulência de emoções pode dar asas a uma história de amor. Pedro, por sua vez, é o melhor amigo de Afonso que na escola aparece indiferente e furioso, mas que aos fins-de-semana se mostra muito mais afectuoso e fonte dos seus sonhos. Nas palavras da autora, esta é uma história sobre amor, e sempre o amor.

Ao nível da representatividade LGBTQ+, a obra de Mariana Jones torna-se assim mais um importante contributo para a representação da comunidade em livros familiares e para crianças. Ao contar esta história de forma tão natural, a autora reforça um campo da literatura que é tão importante para assegurar a inclusão e representatividade tão necessárias para dar às crianças e jovens LGBTQ+ a sensação de pertencimento e de que, de facto, não há nada de errado com elas.

O livro conta com ilustrações do professor e artista plástico Luís Melo, e com um prefácio de Hugo Monteiro, investigador e professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. 

Mariana Jones

A obra teve ainda o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos que, no dia 18 de Fevereiro às 17h na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, organiza uma sessão de apresentação e exposição para o seu lançamento.  Além disso, as ilustrações que Luís Melo fez para o livro estarão em exposição na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca até dia 11 de Março de 2023, onde podem ser visitadas de forma livre, de segunda à sexta das 9h às 19h, e nos sábados das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Em suma, O Pedro gosta do Afonso é uma obra que merece, sem dúvida, ser lida e compreendida, porque o nosso amor, liberdade e identidade individual são e serão sempre belos, independentemente da idade, género e sexualidade.

 

Daniel Rodrigues Santos