Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O Queer Lisboa vai até aos Açores, Viseu, Caldas da Rainha e ainda a Nice

Queer Viseu.jpg

Depois da estreia em Portalegre, o festival Queer Lisboa volta a marcar presença noutras cidades  com extensões em Viseu, nos Açores e nas Caldas da Rainha. Para além disso ainda com vai ser parceiro do Festival In&Out de Nice. Em todas estas localizações há filmes e debates para todas as pessoas.


Açores
Numa parceria com o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas e o Teatro Ribeiragrandense, e com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal e a colaboração da Mostra Imprópria, o Queer Lisboa apresenta, na Ribeira Grande, um ciclo de cinema queer norte-americano que pretende ilustrar a importância do cinema deste país num contexto mais global da cultura e do activismo queer: Para assistir entre 17 e 20 de Março.
Os filmes que integram esta mostra fizeram na sua quase totalidade parte da programação da edição do 25.º aniversário do Queer Lisboa - Festival Internacional de Cinema Queer, que se celebrou em Setembro de 2021, edição que dedicou uma retrospetiva ao cineasta Gus Van Sant.
Destaque para os filmes Cured (seguida de um debate sobre saúde mental e comunidade LGBTQI+) e Wojnarowicz: F**k You F*ggot F**ker (seguida de uma conversa gravada com o realizador e a galerista do artista), que são um olhar ao passado da história LGBTQI+ e que servem de reflexão, hoje, sobre temas tão importantes como a saúde mental e o VIH/sida.
Oportunidade ainda para assistir ao documentário Andy Warhol: A Documentary Film, que nos oferece uma perspectiva única do legado de Warhol nas artes visuais e no cinema independente norte-americano da segunda metade do século XX, assim como a importância central que teve na cultura queer. 
“Este evento não é apenas uma oportunidade de celebrar a comunidade LGBTQ+, mas também uma importante plataforma de amplificar diferentes vozes, construir uma comunidade e promover a compreensão mútua. São este tipo de iniciativas, educacionais e culturais, que o Consulado e a Embaixada dos EUA em Portugal, patrocina, que muito nos honra e satisfaz", diz a  Cônsul Kathryn Ryan Hammond.

Viseu
O espaço de intervenção cultural Carmo 81 da cidade recebe o festival nos próximos dias 11 e 12 de Março. Serão exibidos dois documentários: “The City Was Ours. Radical Feminism in the Seventies” (sexta-feira 11 de Março, 21h00) e “Silent Voice” (sábado 12 de Março, 18h00)

Nice, França
De Fevereiro a Outubro de 2022 tem lugar a Temporada Cruzada Portugal-França 2022, uma iniciativa de diplomacia bilateral, que visa aprofundar a ligação entre estes dois países através de um conjunto de programas, eventos e actividades, em vários domínios.
O Queer Lisboa, em parceria com o Festival In & Out de Nice, integra a programação com o projecto "EcoQueerÉcho", que tem como foco a ecologia, a paisagem, a sustentabilidade e a coexistência interespécie através do prisma do cinema queer.
Os pormenores e datas do programa serão anunciados durante as próximas semanas.

Caldas da Rainha
Nas Caldas da Rainha apenas se conhece a data e a localização desta extensão: dias 8 e 9 de Junho, no CCC – Centro Cultural e de Congressos.