Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Orgulhos estão a ser cancelados. Agora é a vez do Arraial Pride

arraial.jpeg

A pandemia de covid-19 veio pôr em causa o calendário de Marchas LGBTI agendadas para Portugal. Também lá fora, centenas de marchas do orgulho já foram cancelados, tal como o EuroPride de Salónica.

Agora, foi a vez de a Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC decidirem que em Junho não haverá os tradicionais arraiais e as festividades de rua, impedindo assim a realização do Arraial Lisboa Pride. 

“Imaginar 2020 sem um evento que é sinónimo de igualdade, felicidade, liberdade, diversidade e que congrega em si todo o acumular de conquistas legais e sociais em torno dos Direitos Humanos pessoas LGBTI deixa-nos com um sentimento de profunda tristeza, que sabemos ser partilhado pelas mais de 75 mil pessoas que também se celebram no Arraial Lisboa Pride. No entanto, a sua manutenção este ano seria irresponsável do ponto de vista da sustentabilidade organizacional e saúde pública”, refere Ana Aresta, presidente da da ILGA Portugal em comunicado.

A associação mantém activos os projectos e serviços prestados à população LGBTI e suas famílias, nomeadamente os Serviços de Apoio Psicológico, Apoio Jurídico, Integração Social, Apoio à Vítima e ainda a Linha LGBT, em formato de atendimento digital. Os Grupos de Encontro e Partilha para mulheres lésbicas ou bissexuais, pessoas trans, não-binárias ou em questionamento identitário e homens gays ou bissexuais aumentaram a sua periodicidade, reunindo-se agora em formato virtual.

Entretanto, Orgulhos de todo o mundo estão a juntar-se em torno do Global Pride 2020, um evento online que no dia 27 de Junho irá celebrar o orgulho e a igualdade por todo o mundo.