Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“Orlando, My Political Biography”, de Paul B. Preciado, uma carta a Virginia Woolf sobre o não binarismo

Orlando Paul b preciado

No 73ª Edição do Festival de Berlim, na secção Encontros, irá estrear este sábado (18 de Fevereiro) o documentário “Orlando, My Political Biography”, de Paul B. Preciado – um filme ensaio sobre as pessoas trans e não binárias.

O filme francês, com distribuição da The Party Film Sales, tem a sua estreia mundial na Berlinale, onde, em conferência de imprensa, o diretor artístico do festival, Carlo Chatrian, descreveu o filme como uma “carta a Virginia Woolf”.
Em que consiste o filme? Surge de uma adaptação de uma das obras mais conceituadas da escritora inglesa Virginia Woolf, “Orlando”, em que o realizador dirige uma carta à escritora a dizer que a sua personagem Orlando tornou-se real. Paul B. Preciado convocou um casting com 25 pessoas diferentes, todas trans e não binárias, dos 8 aos 70 anos, para interpretarem a personagem fictícia de Virginia Woolf, enquanto narram as suas próprias vidas e ao mesmo tempo questionando-as: “Quem são os Orlandos contemporâneos?”.
O filme ainda reúne uma série de imagens de arquivo sobre pessoas trans de meados do século XX que invocam os verdadeiros Orlandos históricos na sua luta pelo reconhecimento e visibilidade.
Virgínia Woolf escreveu “Orlando” em 1928 e foi o primeiro romance em que o personagem principal muda de sexo no meio da história. Um século depois, o escritor e activista trans Paul B. Preciado decide enviar uma carta cinematográfica a Virginia Woolf: o seu Orlando saiu da sua ficção e está a viver uma vida que ela nunca poderia imaginar.

 

João Oliveira