Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Países com casamento legal entre pessoas do mesmo sexo – tanto por fazer

Casamento gay

O mundo é actualmente formado por 193 países reconhecidos internacionalmente.

Enquanto em cerca de 70 países se criminaliza a homossexualidade, noutros locais do mundo pessoas LGBT têm conquistado certos direitos, tais como o casamento entre pessoas do mesmo sexo. De facto, este acto é reconhecido e legal em aproximadamente 30 países. 

Já se passaram mais de duas décadas desde que a Holanda fez história como o primeiro país a introduzir a igualdade no casamento. Apesar do progresso significativo, em vários locais, um grande número de países continua a reconhecer apenas as uniões civis ou as uniões de facto registadas para casais do mesmo sexo; outros têm leis que não são consistentes em todo o país.

A legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo geralmente ocorre através de legislação, como é o caso da Austrália, Suíça e Irlanda. Noutros países, como os Estados Unidos e a Costa Rica, a legalização ocorreu por decisão judicial.

O GAY TIMES elaborou uma lista, que se baseia na legislação e nas decisões judiciais que resultaram na introdução do casamento igualitário a nível nacional, bem como na data em que este entrou em vigor. Nesta lista exclui-se países que introduziram outros reconhecimentos, como parcerias registadas, bem como lugares como o México, onde apenas os casamentos civis são reconhecidos por lei e o acesso ao casamento entre pessoas do mesmo sexo é desigual nos níveis estadual e municipal.

Fica a saber em que países o casamento entre pessoas do mesmo sexo é reconhecido legalmente, bem como a data da entrada em vigor:

2001 - Holanda

2003 - Bélgica

2005 – Espanha, Canadá

2006 – África do Sul

2009 – Noruega, Suécia

2010 – Portugal, Islândia, Argentina

2012 – Dinamarca

2013 – Brasil, França, Uruguai, Nova Zelândia

2014 – Inglaterra, País de Gales, Escócia

2015 – Luxemburgo, Estados Unidos, Irlanda

2016 – Colômbia 

2017 – Finlândia, Malta, Alemanha, Austrália

2019 – Áustria, Taiwan, Equador

2020 – Irlanda do Norte, Costa Rica 

2022 – Chile, Suíça, Cuba, Eslovénia e México

2023 – Andorra

 

Sara Lemos