O GAT - Checkpoint LX, um serviço do GAT, irá assinalar o seu 10.º aniversário em conjunto com várias entidades com as quais assumiu um compromisso, para garantir a melhor resposta para a saúde sexual dos homens que têm sexo com homens.
Ao longo da última década os profissionais que trabalham neste serviço construiram respostas adequadas às necessidades da comunidade. Informaram, esclareceram e apoiaram todos aqueles que recorreram aos seus serviços situados na Travessa Monte do Carmo, 2, junto ao Jardim do Príncipe Real, em Lisboa.
Mas também online o Checkpoint LX teve um papel proponderante na desmistificação de conceitos tornando-se uma referência, única em Portugal, quando temas envoltos em desconhecimentos, tabús e medos pairavam nas cabeças de muitos de nós. Não podemos dissociar o trabalho do GAT e dos seus profissionais do início da discussão da PREP em Portugal, da profilaxia pós-exposição, do chemsex, das relações entre pessoas serodiscordantes, o apoio no surto da Hepatite A, da campanha VIH Indetectável = VIH Intransmissível, da campanha 90-90-90 Lisbon, Fast Track City/Lisboa, cidade sem sida, entre muitos outros temas ligados à nossa comunidade.
Em 2018 o site dezanove.pt considerou o GAT, que sustenta o projecto CheckpointLx, a associação do ano.
No dia 19 de Abril, segunda-feira, das 17.00h às 18.30h, irá decorrer uma sessão online sobre esta década de trabalho. Presentes estarão António Lacerda Sales(Secretário de Estado e da Saúde), Graça Freitas (Directora-Geral da DGS), Henrique de Barros (Presidente do ISPUP), Paula Meireles (investigadora do ISPUP), Maria José Borrego (inesvtigadora e coordenadora do INSA), Eugénio Teófilo (Médico HSA Capuchos). A moderação é de Pedro Carreira do esQrever.
Paulo Monteiro
Foto de capa: Activistas do CheckpointLx na Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa em 2016.