Pela primeira vez Trás-os-Montes acolheu uma Marcha do Orgulho LGBTI (com fotos e vídeos)
Este Sábado, 27 de Maio, Vila Real viu sair à rua reivindicações pelos direitos das pessoas LGBTI e a luta contra a homofobia, lesbofobia, bifobia, transfobia e intersexofobia.
Foi a primeira marcha LGBTQIA+ de Vila Real e também a única vez que uma cidade do interior do país o fez. Em Trás-os-Montes reuniram-se pessoas e colectivos oriundos de Braga, Coimbra, Funchal, Lisboa, Porto, entre outras.
Aberto o microfone, pessoas e colectividades tiveram direito à palavra, tendo a maioria referido o episódio de lesbofobia, ocorrido na Escola de Vagos, bem como o protesto de resposta dos alunos que surpreendeu o país.
Alguns discursos mencionaram uma das próximas iniciativas legislativas em Portugal que proibirá legalmente cirurgias em bebés intersexo. Portugal tornar-se-á assim o segundo país europeu a proibir estas intervenções médicas traumatizantes.
Ainda na parte dos discursos, o mais comovente foi o da associação AMPLOS, que apoia e auxilia pais de jovens LGBTI. A porta-voz da associação relatou uma experiência pessoal que deixou emocionada a maioria das pessoas presentes. Muitos dos presentes foram incapazes de conter o choro e as lágrimas.
A primeira marcha em tons arco-íris de Vila Real foi promovida pela Catarse / Movimento Social. A concentração iniciou-se na Praça Diogo Cão às 15 horas, percorreu o centro histórico da cidade e finalizou na Praça do Município. Neste local a União Artística Vilarealense içou duas bandeiras LGBT o que que levou ao rubro os presentes.
Vê aqui as fotos da marcha aqui: Álbum 1ª Marcha do Orgulho LGBT de Vila Real
Vê os vídeos da marcha aqui: https://www.youtube.com/user/dezanovetv/videos
Marta Santos