Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Porto muda data do Orgulho: 25 de Junho é a nova data

IMG-20220516-WA0003.jpg

A Comissão da Marcha do Orgulho LGBTI do Porto (MOP) alterou a data da marcha deste ano.

Inicialmente anunciada para 2 de Julho em conjunto com um Arraial, a marcha e respectivo arraial terão agora lugar a 25 de Junho.

Em comunicado a organização informou:

"A Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto (MOP) é uma manifestação de natureza interassociativa, comunitária, voluntária e não comercial, que decorre anualmente na cidade do Porto.

A MOP visa, por um lado, celebrar a diversidade das pessoas com diferentes orientações sexuais, identidades e expressões de género, características sexuais, modalidades relacionais e diversidade de práticas sexuais, com orgulho pela sua capacidade de resistência e de luta pelos seus direitos, e, por outro, dar maior visibilidade às suas reivindicações.

A MOP reconhece a interseccionalidade das diferentes formas de opressão e discriminação e, enquanto evento anual de carácter inclusivo, assume o compromisso de atender à diversidade cultural, social, funcional, laboral, étnica e de credos e propõe-se garantir um ambiente inclusivo e seguro para todas as pessoas que nela pretendam participar; bem como promover práticas ecossustentáveis.

Há 17 anos que a Comissão Organizadora da MOP convoca uma manifestação pelos direitos humanos para despertar consciências da sociedade civil.

Este ano devido à realização das populares rusgas de São João, que irão acontecer no dia 2 de Julho e tendo a consideração os esforços da cidade e das autoridades para as mesmas, a manifestação irá realizar-se no dia 25 de junho às 15h, com percurso ainda a definir, mas que culminará no Largo Amor de Perdição."

 

Mais informações serão divulgadas, em breve, através dos canais oficiais da Comissão de Organização da Marcha do Orgulho LGBTI do Porto.

 

Notícia actualizada com vídeo a 20 de Junho.