Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Póvoa de Varzim vai ter primeira Marcha LGBTQIAP+ em 2024

povoa de varzim lgbti.JPG

A cidade poveira junta-se aos vários municípios da zona Norte do país que já têm Marchas do Orgulho LGBTI+: Braga, Barcelos, Guimarães, Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão, Vizela, Esposende e Felgueiras.

O Movimento pela Defesa dos Direitos Humanos Humanamente, (ex-GAPQ), anunciou a intenção de organizar no próximo ano a I Marcha LGBTQIAP+ da Póvoa de Varzim. 

A realização desta Marcha do Orgulho no concelho poveiro é uma iniciativa que há muito tem vindo a ser trabalhada pelo movimento afirmam num comunicado. Neste momento há capacidade "para avançar" refere Salvador Ribeiro, activista trans, natural e residente na Póvoa do Varzim e membro do Humanamente.

póvoa lgbti

Segundo Diogo Barros, fundador e porta-voz da Humanamente, movimento promotor da Marcha LGBTQIAP+ da Póvoa de Varzim, “esta Marcha tem sido muito reivindicada pela comunidade LGBTQIAP+ poveira. O nosso movimento tem vindo a receber diversos pedidos pela realização da mesma. É por essa razão uma marcha imprescindível e merece todos os nossos esforços e dedicação".

A Póvoa de Varzim junta-se à lista de municípios que irão receber uma Marcha LGBTQIAP+ em 2024. Relembramos que, tanto em 2022, como este ano, a Humanamente tem vindo a realizar as Marchas LGBTQIAP+ em Guimarães, Santo Tirso, Famalicão e Vizela, sendo também, co-organizador da Marcha LGBTQIAP+ de Esposende.