Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Promover a igualdade através da Educação Sexual

edsex promover a igualdade casa qui.JPG

A associação Casa Qui lançou no passado dia 17 de Maio, Dia Nacional e Internacional Contra a Homofobia e Transfobia, mais uma iniciativa.

 

O Projeto EdSex= : Promover a Igualdade através da Educação Sexual tem como objectivo conhecer de que forma a Lei de Educação Sexual em Meio Escolar (Lei nº 60/2009 de 6 de Agosto) se tem vindo a constituir, na zona Centro de Portugal, como ferramenta privilegiada para a promoção da igualdade, nomeadamente através do respeito pela diferença entre as pessoas e pelas diferentes orientações sexuais; da promoção da igualdade entre os sexos e da eliminação de comportamentos baseados na discriminação sexual ou na violência em função do sexo ou orientação sexual.

Pretende-se assim que a Casa Qui, com conhecimento que adquirir no terreno através de um estudo de diagnóstico possa construir redes de colaboração e sensibilização com a comunidade escolar através de acções de sensibilização e possa produzir o primeiro guião de boas práticas na temática da Igualdade de Género destinado exclusivamente à área curricular da Educação Sexual.

O Projeto EdSex= é composto pelas seguintes etapas: Estudo de Diagnóstico; Concurso de Boas Práticas; Acções de Sensibilização para Profissionais e Figuras Parentais; Eventos de Sensibilização pela Comunidade Escolar e, por último, produção de um Guião da Boas Práticas. 

Este projecto é financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego/Portugal 2020

edsex_casa qui.jpg

Para já é possível concorrer ao 1º EdSex= : Concurso de Boas Práticas de Promoção da Igualdade de Género na Educação Sexual que se encontra a decorrer de 17 de Maio a 30 de Setembro de 2017.

Este concurso pretende distinguir escolas, turmas ou grupos de alunos e alunas, na zona Centro de Portugal (NUTS II), que se destacaram pelas suas iniciativas e práticas escolares na promoção da igualdade entre mulheres e homens, no combate à violência no namoro e à discriminação por motivo da orientação sexual ou da identidade/expressão de género enquadradas no âmbito da Educação Sexual. O 1º Prémio são 300 euros e a construção do selo/certificação para futuros concursos. O 2º e 3º prémios são um conjunto de livros ("Viagem a Coimbra" e "Sete Dias de Verão" de Bruno Magina e Joana Santos (Ilustração); "Cenas de Uma Adolescente" " + Cenas de Uma Adolescente" de Maria Bravo e "A Minha Família é a Melhor do Mundo. E a Tua?" de Sofia Neves, Joana Miranda e Luís Romano (Ilustração).

Para concorrer basta preencher o Formulário de Candidatura.