Ágata, Puta da Silva, M3dusa, Herlander, Di Cândido, Nala, Soulflow e Bruno Huca no Arraial Lisboa Pride
Depois de dois anos de cancelamentos devido à crise epidemiológica da covid-19, a associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo – anuncia o regresso do Arraial Lisboa Pride. A 24.ª edição do maior evento comunitário LGBTI+ do país terá lugar no sábado, 25 de Junho, no Terreiro do Paço, em Lisboa, das 16h00 às 02h00.
As dez horas de programação deste evento integrado nas Festas de Lisboa e realizado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC, a Junta de Freguesia da Misericórdia e a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior incluem as atuações de Ágata, Herlander, M3dusa, Sonja, Pumpdabet (Didi, Nala, Soulflow, Huca) e Puta da Silva, com a presença de Lola Herself & JNOIR como hosts. A programação foi pensada para trazer ao palco contextos de diversidade ainda constantemente invisibilizados e subvalorizados no panorama português. No recinto, o Arraial Lisboa Pride conta com a presença dos bares friendly mais emblemáticos, um Arraialito – para crianças e famílias – mostras associativas, artesanato e street food.
“O Arraial Lisboa Pride 2022 acontece num cenário de grande esforço associativo e comunitário, depois de dois anos sem capacidade para movimentar os recursos financeiros e humanos para fazer acontecer um evento destas dimensões: a pandemia trouxe um aumento exponencial de pedidos de apoio e, acompanhando aquela que é desde sempre a missão da ILGA Portugal, foi para esses casos que foram e continuam a ser canalizados os recursos da associação”, confirma Ana Aresta, presidente da Direcção da ILGA Portugal.
Este ano, depois de um manifesto público lançado no Dia (Inter)Nacional Contra a Homofobia, Bifobia, Transfobia e Interfobia (IDAHOBIT) e que apontava para as condições precárias associadas à realização deste evento desde 1997, foram várias as pessoas, instituições e empresas que se uniram para garantir esta edição do Arraial Lisboa Pride, constituindo apoios, parcerias e patrocínios decisivos para assegurar não só o evento, como parte do trabalho da ILGA Portugal, nomeadamente de apoio social, comunitário e de empoderamento e visibilidade da população LGBTI+, cujo financiamento não é estrutural e depende, ainda, de mecanismos pontuais que não garantem por inteiro a sustentabilidade e sobrevivência da Associação.
Programa:
Hosts: Lola Herself e JNOIR
16h00 - M3DUSA
19h00 - Herlander
20h00 - Puta da Silva
22h30 - Ágata
23h00 - Pumpdabeat (Di Cândido, Nala, Soulflow, Bruno Huca)
00h30 - Sonja
Imagem: Ködö
publicado às 19:48
Mais para ler