São João da Madeira acolhe Marcha do Orgulho LGBTI
São João da Madeira recebe dia 18 de Setembro entre as 15 e as 16 horas a primeira marcha LGBTI+ da cidade. A iniciativa é da associação Ecos Urbanos.
No âmbito da 23ª Semana da Juventude de S. João da Madeira será realizada a primeira marcha LGBTI+ que está incluída numa iniciativa municipal que dura 4 dias. A Semana da Juventude está a cargo da associação Ecos Urbanos e da Câmara Municipal de S. João da Madeira e conta com o apoio do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude.
(cartaz inicial antes da alteração de data devido à previsão de mau tempo)
Ao P3, Maria João Leite, porta-voz da associação de jovens Ecos Urbanos, responsável pela organização do evento, adianta que o lema desta edição é a inclusão: “de públicos, de idades, de actividades, de parcerias, de artes, gostos e formas de estar”. O objectivo é que “todas as diferenças, idades, géneros, gostos e perfis possam conviver e descobrir o parque [do rio Ul], a cidade, a juventude e as associações que se juntam à Ecos Urbanos”, acrescenta.
Sob o mote “Os direitos humanos celebram-se todos os dias”, a proposta de realização da primeira marcha do orgulho em S. João da Madeira partiu de um grupo de estudantes locais e tem como objectivo combater o preconceito e a discriminação.
No âmbito desta iniciativa será possível assistir ao filme que retrata a história da banda Doce, "Bem Bom", de Patrícia Sequeira, numa parceria com o Festival de Cinema de Arouca, pelas 21h30, também no parque do rio Ul.
Notícia actualizada a 9 de Setembro: marcha reagendada para 18 de Setembro devido às condições meteorológicas adversas.