Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

#SÓQNÃO: o novo projecto inspirador de Joana Martins

sóqnão joana martins rtp play.jpg

O preconceito está em todos nós, por mais que queiramos alhear-nos dele. Talvez não seja pela cor da pele ou pela religião. Pela orientação sexual ou pela identidade de género. É decerto por aquilo que se vê e não se aprofunda. Por aquilo que se fixou e não por aquilo que se perguntou. #SÓQNÃO é o novo projecto de Joana Martins na RTP Play e que também vai andar a despertar consciências a partir das redes sociais. Procura por: #SÓQNÃO. 

 

#SÓQNÃO destina-se a quebrar alguns preconceitos usando para isso a voz e a imagem de quem os sente na pele ou de quem os carrega sem peso. O foco está todo nos protagonistas, que nos contam sobre o preconceito que os rodeia e os atinge. Mas que não os bloqueia e que não os identifica.

#SÓQNÃO concede o palco a todos os são avaliados tendo por base pré-conceitos, sejam eles raciais, religiosos, físicos, profissionais, médicos, morais ou espirituais. "Cada protagonista pôr-nos-á cara-a-cara com os preconceitos que tem de ultrapassar todos os dias, com mais emoção ou mais boa disposição", explica a apresentadora de televisão.

 

/PROTAGONISTAS

Os protagonistas são todos os que dão a cara para representar um preconceito. Eles não são vítimas, são representantes. Não são a voz geral daquele preconceito, são a sua própria voz. São exemplo sem serem regra. Alguns podem confirmar preconceitos em relação a si próprios e outros podem negá-los.

 

Está para breve a partilha dos primeiros dez episódios, gravados na RTP com dez personalidades valentes, que dão o corpo às balas para ensinar os outros sobre integração mas, sobretudo, sobre o quanto podemos ser todos iguais nas nossas diferenças. O ponto de partida nem sequer é a necessidade de aceitação; mas o respeito.

Este será essencialmente (e por escolha) um projecto online da RTP, que visa iniciar o bom diálogo sobre o que não é comum, afastando-o do bizarro e do subsolo a que possa estar vetado, explica Joana Martins ao dezanove.pt.

A estreia acontece a 3 de Junho.