Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

TransMissão anuncia a abertura do Espaço TRANS em Almada

transmissão espaço trans almada

No passado dia 9 de Maio, a TransMissão: Associação Trans e Não-Binária anunciou uma importante notícia nas suas redes sociais: a abertura do Espaço TRANS – Território da Resistência, Apoio, Não-conformidade e Solidariedade. O novo espaço situa-se em Almada, na Margem Sul de Lisboa, a apenas 5 minutos a pé das estações de metro de Almada e de São João Baptista.

 

É de frisar que, até então em Portugal, não existia ainda um espaço associativo ou comercial especialmente dedicado à população trans e não-binária. Assim, o Espaço TRANS propõe-se a ser um espaço para convívio, ajuda mútua e eventos comunitários trans e não-binários.

“A nossa ideia é abrir um tal espaço, gerido por pessoas trans e não-binárias, para fortalecer a nossa comunidade e auto-organizarmo-nos” contou a associação ao dezanove.pt, acrescentando que “Este é um espaço de trabalho, mas também de apoio mútuo e de convívio comunitário. Ainda há tudo por fazer, mas algumas das nossas ideias incluem: distribuição de material de redução de risco (sexual e drogas), doações de roupa e acessórios, eventos culturais (promoção da cultura trans e não-binária de Portugal), eventos políticos (debates, tertúlias...) etc. Ademais, esperamos no futuro poder fornecer serviços de assistência social, psicológicos, de endocrinologia, etc”.

Além dos esforços para uma actuação transversal nas vidas das pessoas desta comunidade materializados nos ambiciosos objectivos enunciados, a TransMissão invocou, igualmente, o desejo de “que as pessoas trans e não-binárias da grande Lisboa sintam-se à vontade para apropriar-se do espaço e fazê-lo crescer. Também esperamos que seja um lugar digno de visita, para quem está só de passagem à capital.”

Assim sendo, o Espaço TRANS contribuirá não só para apoiar a comunidade trans e não-binária, mas também para empoderá-la e dar visibilidade às suas experiências, vidas e lutas.

A associação divulgou-nos que o espaço encontra-se numa fase de angariação de donativos para a sua mobilação, sendo que a abertura está pensada para o mês do Orgulho, dia 13 de Junho, onde serão convidadas pessoas trans e não-binárias da comunidade, assim como as associações aliadas.

Deste modo, para quem quiser contribuir para este espaço e ajudá-lo a crescer, a associação está a aceitar ajuda das seguintes formas: em dinheiro (através de PayPal: paypal.me/transmissaoATNB); em bens como doações de mobiliário, equipamento, objectos decorativos, roupa, cabides, livros relacionados à temática trans, entre outros; parcerias com associações e pessoas aliadas e a própria presença e ideias de pessoas trans e não-binárias que são imprescindíveis para dar vida a este espaço. Para ajudar o Espaço TRANS contacta a TransMissão através de transmissao.associacao@gmail.com.

Transmissão.png

A TransMissão é uma associação de pessoas trans e não-binárias que defendem os seus próprios direitos e a autodeterminação das suas identidades e corpos contra a patologização e policiamento dos mesmos, defendendo a liberdade de identidade e expressão de género para todas as pessoas. É, igualmente, membro da Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTQI+ de Lisboa e da Rede Trabalho Sexual.

 

Mariana Vilhena Henriques