Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Vais poder fazer o teste do VIH em casa

  

teste vih em casa.jpg

Vai ser possível fazer em casa o teste de despiste ao VIH. A proposta de alteração da lei vai avançar ainda este ano informou Fernando Araújo, Secretário de Estado da Saúde.

Neste momento a legislação impede a realização de testes de VIH em casa. Em declarações à agência Lusa Fernando Araújo afirmou: "Vamos mudar a lei para que, até ao final do ano, os portugueses que quiserem possam comprar o teste na farmácia e fazer em casa”.

No caso de os testes serem positivos, os doentes podem marcar uma consulta num hospital "para repetirem o teste e serem reorientados", acrescentou. A iniciativa do Ministério da Saúde visa reduzir os casos de detecção tardia de pessoas infectadas com sida.

Na óptica do governante responsável pela área quem opta por este método são pessoas que não recorrem a outros serviços de saúde e os países onde esta possibilidade já existe revelam que a medida é um sucesso.

"Em geral, impede novas transmissões. As pessoas ao saberem que estão infectadas tendem a proteger-se para evitar a disseminação", acrescentou, sublinhando que esta será apenas mais uma alternativa às já existentes.

Diagnosticar cada vez mais cedo para evitar novos contágios é um dos desafios da tutela, que reconhece que em Portugal há uma "elevada taxa" de diagnósticos tardios.

Actualmente é possível realizar testes de despiste nos centros de saúde, nos  hospitais, e em várias ONG. Para além do teste rápido ao VIH/sida as farmácias devem começar a realizar testes às hepatites B e C já no próximo mês.