Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

António Variações eleito maior ícone gay português

António Variações.jpg

António Variações é o principal ícone LGBT segundo os gays, lésbicas, bissexuais e transgéneros portugueses. A resposta é dada pelos resultados de um inquérito online em que participaram mais de 2000 pessoas LGBT. 

 

O cantor António Variações venceu a votação levada a cabo pelo site de notícias e cultura LGBT de Portugal dezanove.pt com mais de 17% dos votos. Em segundo lugar ficou Manuel Luís Goucha com 9,59% dos votos. Ana Zanatti é a única mulher nas cinco primeiras posições alcançando 6,24%. Em quarto lugar nas preferências dos leitores está o actor Diogo Infante (5,84%). José Castelo Branco remata o top 5 com 2,99%.

António Variações nasceu a 3 de Dezembro de 1944 na freguesia de Fiscal, concelho de Amares, distrito de Braga. Desde cedo revelou a sua paixão pela música nas romarias e no folclore locais. Cumpriu serviço militar em Angola e viajou por Londres, Nova Iorque e Amesterdão. Radicou-se em Lisboa exercendo funções de barbeiro e de cantor. O cantor  chamou a atenção pela maneira como se apresentava em cima dos palcos combinando vários estilos musicais, do rock ao pop passando pelo fado ou pelos blues. Variações é considerado o primeiro ícone pop da cultura portuguesa. Faleceu a 13 de Junho de 1984, vítima de broncopneumonia. Especula-se que terá sido a primeira figura pública portuguesa a morrer de sida. Tinha 39 anos de idade. Este Sábado, 13 de Junho, assinalam-se os 31 anos da sua morte.

O inquérito foi lançado a 12 de Março com uma lista inicial de 25 personalidades escolhidas pela equipa do dezanove.pt. Ao longo dos dois meses os leitores do site foram votando e adicionando opções de resposta. A lista final conta com 77 personalidades portuguesas, desde cantores, escritores, políticos, jornalistas, bloggers e activistas.

O inquérito decorreu entre 12 de Março e 15 de Maio e recolheu 2022 votos online.

 

4 comentários

Comentar