Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Consultas de infecções sexualmente transmissíveis voltam ao CheckpointLx

HSH CheckpointLx Lisboa GAT.jpg

Foi anunciado esta terça-feira o retomar das consultas de infecções sexualmente transmissíveis Checklist, integradas no projecto CheckpointLX, da associação GAT (Grupo de Activistas em Tratamentos).

“É com alegria que informamos será hoje assinado um protocolo de financiamento parcial através do Fundo de Emergência Social da Câmara Municipal de Lisboa que nos permitirá reabrir, em data a anunciar, a consulta de infecções sexualmente transmissíveis Checklist, integrada no nosso projeto CheckpointLX.” pode ler-se na página do GAT no Facebook. A assinatura do protocolo sobre o retomar destas consultas teve lugar nas instalações do CheckpointLX, na Tv. Monte do Carmo, nº 2, Príncipe Real, em Lisboa. O apoio da CML permite retomar o funcionamento da consulta "durante um ano, com todos os profissionais de saúde a trabalhar pro bono e o GAT a suportar os custos com instalações, consumíveis e logística".

Recorde-se que no passado mês de Agosto a falta de financiamento por parte do Ministério da Saúde levou ao fim de consultas de doenças sexualmente transmissíveis no CheckpointLX, o que levou à indignação pública da sociedade civil e de inúmeras associações e activistas. 

Apesar do consulta específica sobre infecções sexualmente transmissíveis ter sido interrompida, o CheckpointLX manteve os restantes serviços e continuou a efectuar o rastreio do VIH/SIDA e de outras doenças sexualmente transmissíveis de forma rápida, anónima, confidencial e gratuita a todos os homens que têm sexo com homens para além da distribuição de preservativos, aconselhamento sexual e notificação anónima de parceiros para quebrar as cadeias de transmissão de infecções sexualmente transmissíveis.

 

Paulo Monteiro