Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

ERC vai analisar comentários homofóbicos de Cinha Jardim

cinha.jpg

 

O espaço de comentário nocturno do Secret Story 7 continua a ser palco de comentários homofóbicos. Desta vez a ILGA Portugal e vários cidadãos decidiram mobilizar-se para apresentar queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que terá, agora, analisar a questão. 

 

Em causa estão os comentários de Cinha Jardim que, referindo-se aos concorrentes Tiago Rufino e Luan Tiófilo, declarou: “Estes dois têm a sorte de que não é usual entrarem dois paneleirotes” num concurso. Ouve-se gargalhadas e Cinha Jardim continua: “Adiante... Não é normal dois gays. Não sendo normal, os próprios concorrentes não associariam logo. É como se entrassem duas lésbicas, para não dizer outras coisas, as pessoas também não iriam achar tão normal como um homem e uma mulher. Eles têm essa vantagem acima de tudo”. Cinha Jardim, perante a reacção dos apresentadores e restantes comentadores, volta a insistir na palavra “paneleirotes”: “Disse 'paneleirotes'. tem algum mal? Até é com uma certa ternura”. Também a comentadora Helena Isabel, que foi vencedora do Secret Story 6, pegou no assunto para distinguir “homossexual” de “paneleirote”. “Homossexual é uma bicha com estudos. Os paneleirotes são os que não têm estudos”, disse. O vídeo com este momento está disponível no site da TVI.
A ILGA Portugal informou, através das redes sociais, que ia apresentar o caso à ERC. “Esperamos também um pedido de desculpas da parte deste canal televisivo. É tempo de reagir. A discriminação e o discurso de ódio não podem ter lugar em canais públicos ou privados de comunicação. Em qualquer circunstância e em qualquer formato, há que denunciar sempre”, declarou a associação. Noutra queixa apresentada por um cidadão à ERC e partilhada com o dezanove.pt é descrito que “Cinha Jardim refere-se de forma indigna a um casal de homens como sendo paneleirotes. Questiona mais tarde se tem algum mal numa atitude de profunda ignorância e homofobia”. 

 

 

2 comentários

Comentar