Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Lourenço Ódin Cunha lança livro: "Só vivemos uma vez e devemos fazê-lo em plenitude"

Lourenço Odin Cunha livro.jpg

O ex-concorrente da Casa dos Segredos, e galardoado com o Prémio Personalidade do Ano em 2013 pelo dezanove.pt, vai lançar um livro sobre o seu percurso de vida.

“Dar Corpo à Alma” é um testemunho escrito daquele que foi o primeiro concorrente transexual assumido num programa de grande audiência nacional.

A obra é descrita como uma viagem ao mundo da transexualidade: "Não é uma viagem qualquer, nem tão pouco uma história fictícia, cujos acontecimentos são resultado da imaginação e criatividade do autor. O livro espelha o percurso de Lourenço Odin Cunha, outrora sobre a identidade de Ivone, ao longo de 34 anos". 
Quem ler o livro poder-se-á aperceber de sentimentos, angústias, medos e incertezas que acometeram a personagem real desta história ao longo de todo o processo de transformação física e anímica: As cirurgias, as mudanças, os problemas, as lutas travadas passo a passo. Quem era o Lourenço nesse passado e quem é o Lourenço no presente. O que mudou.
"Uma leitura arrepiante, com revelações únicas que lhe vão trazer uma nova visão sobre o que é e quem vive a transexualidade" pode ler-se na sipnose a que o dezanove.pt já teve acesso. 

Lourenço Odin Cunha.jpg

Ao dezanove.pt o autor explica que com este livro deixou as pessoas "entrarem desta forma brutal na minha vida, na minha intimidade, na minha história" dada "a necessidade de esclarecer de elucidar de ajudar toda a gente que quer, que procura, que precisa, pessoas que estão no mesmo processo, amigos, família dos mesmos, tentar que percebam também que sou um no meio de alguns mil pelo mundo".

Lourenço não tem dúvidas: "Vale sempre a pena lutar por nós, pela vida, e não se contentar com a existência ou sobrevivência. Só vivemos uma vez e devemos fazê-lo em plenitude, lutar para sermos felizes não é um direito é um dever.".
O lançamento da obra será feito perto das raízes do autor, na Quinta das Túlipas, em Silveiros, Barcelos, no dia 10 de Junho.

Na altura do reality show da TVI a mediatização da transexualidade levou a que o tema fosse retratado de forma bastante informativa e positiva, em parte pela postura sóbria de Lourenço Ódin Cunha. Lourenço foi recentemente um dos convidados a integrar a websérie "Já Melhorou".

 

Paulo Monteiro

 

Participa no debate que o dezanove.pt vai promover a 17 de Maio