Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Rossy de Palma vence 2º Troféu Internacional de Artes Cénicas Finalmente Club

Rossy de Palma.jpeg

Em 2016, ano em que se comemoraram os 40 anos do Finalmente Club, o primeiro Troféu Internacional de Artes Cénicas Finalmente Club foi entregue a Herman José. A segunda edição do certame organizado pela mais antiga discoteca LGBTI de Lisboa acaba de distinguir a actriz espanhola Rossy de Palma.

 

Numa nota enviada ao dezanove.pt a casa lisboeta explica que quer "fazer jus a todas as mulheres e homens que se dedicam à arte de se dar aos outros com talento performativo, corpo, voz e presença: Arte do Palco. Rossy de Palma, uma das “chicas” do cineasta Pedro Almodôvar que tantos cenários pincelou de alegria, ilusão, tristeza, maravilha e criação, foi o nome que resultou para a entrega do II Troféu Internacional de Artes Cénicas Finalmente Club.

A decisão coube ao júri constituído por Paulo Jorge Pereira, Filipe Faísca, José Antonio Marquina, Aida Tavares, Fernando Santos, Ulika da Paixão Franco, Luis Lobo Alves, Carla Madeira, Rita Ferro Rodrigues e Vera Sacramento numa deliberação quase unânime.

Pedro-Almodovar-Rossy-De-Palma.png

A musa de Pedro Almodóvar, com quem fez vários filmes, já venceu vários prémios, entre eles o "Prémio Especial" do Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, pelo filme "Hors Jeu" (1998). De Palma estreou-se em 1988 no filme ''Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos'' e desde aí passou a ser uma referência na cinematografia de Almodovar. Em 1994 participou em ''Prêt-à-Porter'' de Robert Altman ao lado de  Sophia Loren, Julia Roberts, Marcello Mastroianni, Anouk Aimée, Rupert Everett ,Tim Robbins, Kim Basinger, Stephen Rea, Forest Whitaker, Lauren Bacall, Danny Aiello e François Cluzet. Para além de actriz é porta-voz de um orfanato no Gana. Conhecida por ter um rosto de feições fortes e nariz curvo, que em Espanha vulgarmente se considera "picassiano", Rossy, afirmou que nunca pensou em se submeter a uma cirurgia plástica porque gosta e aceita-se como é. Foi também manequim em desfiles de Jean-Paul Gaultier e Thierry Mugler.

A cerimónia de entrega do troféu decorre a 25 de Novembro nas instalações do Finalmente, em Lisboa, a partir da meia-noite, com a presença de Rossy de Palma e um novo espectáculo transformista encenado por Fernando Santos (Deborah Krystall), director artístico da casa nocturna.