Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

17 de Maio em Portugal: nunca houve tantas bandeiras do arco-íris hasteadas em edifícios públicos

Foto: Esqrever

A boa notícia é que nunca como neste 17 de Maio houve tantas bandeiras do arco-íris hasteadas em edifícios públicos. A má é que não as conseguimos contabilizar todas.

O destaque do dia vai para o hastear da bandeira do arco-íris no Palácio de São Bento pelas mãos de António Costa.

No edifício do Conselho de Ministros e da CIG, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, também foram hasteadas bandeiras.

Fernando Medina, Presidente da Câmara de Lisboa também discursou nas redes sociais no mesmo dia em que foi hasteada a bandeira símbolo da igualdade de direitos para as pessoas LGBTI+ no edifício da Praça do Município. Vários representantes de associações que trabalham as questões LGBTI estiveram presentes.

A recusa, por razões protocolares, por parte da Câmara Municipal do Porto de hastear a bandeira arco-íris foi um dos temas quentes do dia nas redes sociais.  Mesmo assim, alguns representantes da AMPLOS, da Associação Plano i, da Queer Tropical e outras entidades ligadas ao Conselho Consultivo para as questões LGBTI marcaram presença frente à câmara portuense exibindo bandeiras e assinalando este dia de luta contra a homofobia, bifobia e transfobia. 

Eis um apanhado dos locais públicos onde foram hasteadas bandeiras por representantes eleitos: Almada, Lisboa, Loures, Vila Nova de Gaia, Matosinhos (Casa da Juventude), Madalena (Ilha do Pico), Vila do Porto (Ilha de Santa Maria), Ribeira Grande (Ilha de São Miguel), Povoação (Ilha de São Miguel), Torres Vedras, Junta de Freguesia da Moita do Ribatejo e Junta de Freguesia da Misericórdia em Lisboa (passada sexta-feira). A Junta de Freguesia de São Victor, em Braga, não hasteou bandeira, mas decidiu iluminar o edifício da junta com as cores do arco-íris e partilhou uma mensagem nas redes sociais reforçando o seu "compromisso com a igualdade e respeito para com todos os seres humanos". 

Também várias embaixadas com representação em Portugal hastearam bandeiras. Entre elas estão as dos Estados Unidos da América, Reino Unido, Austrália e Canadá.

Nos Açores foi inaugurado o projecto Amar - Açores pela Diversidade. Este é o primeiro centro de apoio à pessoas LGBTI no arquipélago. A iniciativa é da APF Açores.

Passa pelo Instagram do dezanove para saberes por onde andou o arco-íris em Portugal: www.instagram.com/dezanovept

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por dezanove.pt (@dezanovept)

 

Encontraste um erro nesta notícia? Está incompleta? Tens mais informação sobre o que se passou na tua localidade? Ajuda-nos a melhorar: dezanovept@gmail.com

 

Créditos da foto de capa: Esqrever