Várias cidades portuguesas vão assinalar o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (IDAHOBIT) através do hastear da bandeira arco-íris e de iniciativas de apoio à comunidade LGBTQIA+. Entre os municípios que já anunciaram ações estão Porto, Almada, Coimbra, Funchal, Seixal e Santarém.
No Porto, a bandeira do orgulho será hasteada no próximo dia 17 de maio, domingo, em frente aos Paços do Concelho, pelas 17h, na Praça General Humberto Delgado. Para além da cerimónia, a autarquia prevê ainda a realização da Semana da Inclusão, entre os dias 18 e 24 de maio.
Numa publicação feita nas redes sociais, a Câmara Municipal do Porto afirmou: “À semelhança de anos anteriores, a bandeira arco-íris será hasteada num mastro exterior temporário, reforçando a mensagem de que o Porto é uma cidade aberta, diversa e acolhedora para todos.”
.
Em Santarém, a cerimónia decorrerá também no dia 17 de maio, pelas 11h, no Jardim da Liberdade. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santarém e os organizadores da Marcha do Orgulho de Santarém (MOS), pelo segundo ano consecutivo.
Segundo a organização, o momento pretende afirmar os direitos humanos, a igualdade e a dignidade de todas as pessoas, reforçando o compromisso coletivo no combate à discriminação e à violência contra pessoas LGBTQIA+.
A Câmara Municipal do Seixal voltará igualmente a assinalar a data com o hastear da bandeira LGBTQIA+ nos serviços centrais do município, no dia 15 de maio, às 16h.
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirmou que “o acto simbólico de hastear a bandeira assume particular importância enquanto manifestação pública de apoio à comunidade LGBTI, contribuindo para a sensibilização da sociedade e para a promoção de uma cultura de respeito e não discriminação”.
Já em Almada, a autarquia liderada por Inês de Medeiros promove um conjunto de iniciativas culturais, educativas e de sensibilização entre os dias 17 e 30 de maio.
O hastear da Bandeira do Progresso acontecerá no dia 17, junto à entrada do Fórum Municipal Romeu Correia, às 11h30, seguindo-se, às 11h45, uma actuação do Alarido – Coro Feminista e LGBT. Nesse mesmo dia, o edifício dos Paços do Concelho será iluminado com as cores da bandeira LGBTQIA+, numa iniciativa simbólica de apoio à diversidade e à inclusão.
A Universidade de Coimbra voltará a hastear a bandeira LGBTQIA+ no topo da sua emblemática Torre no próximo dia 17 de maio, numa tradição que acontece desde 2022.
A data será ainda marcada pela 17.ª Marcha contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra, organizada pela PATH Coimbra. A concentração está marcada para às 16h, no Jardim do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
No Funchal, a Câmara Municipal irá hastear a bandeira antecipadamente, no dia 15 de Maio, pelas 9h.
O Madeira Pride convidou a comunidade a juntar-se a este gesto “simbólico, mas profundamente importante: pela visibilidade, pela dignidade, pela liberdade de existir sem medo. Porque cada bandeira hasteada representa vidas, histórias e direitos que merecem ocupar espaço”.
A Câmara Municipal da Mealhada também anunciou na sua página do Instagram que irá hastear a bandeira, reafirmando o seu compromisso com os valores da igualdade, do respeito e da inclusão.
Já a Câmara Municipal de Famalicão volta a iluminar os Paços do Concelho com as cores do arco-íris nas noites de 16 e 17 de maio, de forma a assinalar o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, celebrado anualmente a 17 de maio.
Os responsáveis da Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães, também decidiram hastear a bandeira do orgulho esta sexta-feira em antecipação ao Dia Nacional e Internacional de Luta contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia, bem como a Junta de Freguesia da Misericórdia, em Lisboa, que manteve a tradição e voltou a hastear a bandeira LGBTQIA+.
O Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (IDAHOBIT) assinala também um marco histórico para os direitos humanos: foi a 17 de Maio de 1990 que a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da lista de doenças mentais.
Apesar da aprovação da lei que proíbe o hasteamento de bandeiras de movimentos, partidos ou associações em edifícios públicos, vários municípios continuam a defender iniciativas de inclusão e diversidade, mantendo o símbolo arco-íris como forma de apoio à comunidade LGBTQIA+.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Lisboa presidida por Carlos Moedas rejeitou hastear a bandeira do orgulho dia 17 de Maio.
À semelhança de Lisboa, Viseu também não irá hastear a bandeira do Orgulho. Como resposta, o associação Inércia do Tempo efectuou um comunicado oficial e a plataforma Já Marchavas convocou o hasteamento em frente ao edifício da Câmara Municipal de Viseu, no dia 17 de Maio.


