a saber

Lei anti-gay no Uganda é anulada pelo Tribunal Constitucional

A controversa lei anti-gay, no Uganda, foi anulada pelo Tribunal Constitucional, adianta a BBC. No dia 24 de Fevereiro, o presidente ugandês assinou uma proposta de lei anti-gay e anti-propaganda gay.

Segundo o projecto de lei, qualquer individuo que cometesse actos considerados como “homossexualidade agravada” ou “promoção da homossexualidade, podiam ser condenados a penas de prisão perpétua. Em todo o mundo a lei foi altamente criticada levando os EUA a impor sanções e cortando nos apoios daquele país em resposta a esta tentativa de política anti­homossexual.

Ainda em Fevereiro o jornal ugandês Redpepper publicou uma lista com os 200 homossexuais mais influentes do país. A lista surgiu um dia após a aprovação da lei que previa prisão perpétua para pessoas homossexuais.

 

César Monteiro

 

3 Comentários

  • paula (Brasil)

    espero que angola, moçambique e cabo verde também ajude uganda e a comunidade lgbt local, boa noticia Brasil esta antenado nesta mate´ria , que boa e maravilhosa noticia.

  • pedro (Brasil)

    que maravilhosa noticia gente. !!!espero que outros países como nigeria , jamaica faça o mesmo atue no direito a vida. parabéns a comunidade lgbt de uganda pela luta estamos de olho nesta atuação.

  • sergiodaude

    O facto de haver discriminação homofóbica no Uganda pode ser a ver com o facto de eles terem tido um Rei Mwanga II que era homossexual e obriava os suditos masculinos a satisfazerem os desejos sexuais homossexuais dele contra a vontade deles .. esse rei foi um genocida também . Claro este passado histórico não justifica a discriminação dos dias de hoje, mas ajuda a explicar uma das causas http://en.wikipedia.org/wiki/Mwanga_II_of_Buganda