É o mais recente projecto de Lorenzo e Pedro, que promete dar que falar. Desta vez o casal decidiu fazer um vídeo com aquele que é, provavelmente, o primeiro fado contra a homofobia.
Na origem da iniciativa está a frase do fadista Gonçalo da Câmara Pereira segundo a qual “90% dos homossexuais só o são por moda”. Pedro e Lorenzo, que participaram num debate na televisão sobre esta polémica, decidiram apelar aos seus seguidores que enviassem vídeos com a mensagem #loveisvogue (“a moda é amar”). Um fado contra a homofobia seria a melhor forma de responder ao fadista.
Alguns dos vídeos com a mensagem #loveisvogue, que chegaram de vários países, foram seleccionados para integrar o videoclip do fado que se chama, precisamente, “A moda é amar”. O fado é interpretado por Yola Dinis, acompanhada à guitarra por André Dias e João Domingos. A letra é de Flávio Gil e acaba assim: “Se estão os medos desfeitos/e somos mais que um fim/que importa sermos diferentes?”
6 Comentários
Lorenzo and Pedro
Ainda é de salientar que o Fadista Homofóbico, Nuno da Camara Pereira, não compareceu ao debate. Mas temos muito a agradecer ao senhor o facto de nos ter permitido criar esta mensagem! Obrigado aos músicos André Dias, João Domingos, Obrigado Flávio Gil e muito obrigado Yola Dinis! #LOVEisVOGUE
Miguel R
Parabéns ao Flávio Gil pela letra, e á Yola Dinis pela interpretação :3
Anónimo
Miguel e já agora, PARABÉNS ao Lorenzo e ao Pedro por terem tido a ideia, por terem reunido todos os artistas e por terem produzido algo tão espetacular e tão importante. E obrigado ao Lorenzo e ao Pedro por levarem o nosso Fado além fronteiras e lutarem contra a Homofobia!
Carlos
Adorei a iniciativa!
Um fado que nos dignifica.
Abraço
Miguel R
Anónimo, Parabenizar quem deu corpo e voz à musica dificilmente pode ser mal visto, não elogiei o atrasado mental que deu origem a isto tudo.
Apenas dá para ver que o Lorenzo e o Pedro foram claramente elogiados e referidos ao longo post pela iniciativa, enquanto tanto o compositor como a cantora foram mencionados apenas no final, por isso dei-lhes a eles os parabéns, mesmo sinceramente não gostando de fado.
Não comecemos um eriçar de sensibilidades desnecessário.
Filipe
A letra é mesmo muito boa. A Yola Dinis tem a voz que já sabemos, e já agora deveria ter ido o ano passado à Eurovisão. Os meus amigos estrangeiros detestaram a música que levámos e adoravam a voz da Yola.
Depois disto ganhei um enorme respeito pelo casal Lorenzo e Pedro. Muita imaginação e iniciativa individual. Estão a quebrar barreiras culturais pois os portugueses tipicamente são «atrofiados» devido a séculos de Inquisição e de ditadura, o medo instalou-se difusamente na mentalidade de todos os nós. Mas vocês não têm medo de se expor publicamente, e de se exprimir e de serem felizes a fazer o que gostam. Isso tem um valor enorme e são um grande exemplo não só para os LGBT mas para todo o Portugal.