Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Aprovado: Gisberta terá uma rua no Porto, mas ficará em lista de espera 

gisberta

Com sete votos a favor e seis contra, o nome de Gisberta entrou finalmente para a bolsa de nomes da Comissão de Toponímia da Câmara Municipal do Porto. Não há uma data para anunciar a inauguração da Rua Gisberta porque o nome fica em lista de espera.

 

Na passada quinta-feira, naquela que foi primeira reunião da renovada Comissão de Toponímia da Câmara Municipal do Porto, foi discutida a possibilidade de existir um arruamento com o nome da mulher trans assassinada brutalmente há 16 anos. Assim sendo, depois de várias tentativas de pessoas interessadas em homenagear Gisberta, petições com milhares de assinatura, esta homenagem ficou mais perto. 

Em declarações ao jornal Público, Artur Ribeiro, ex-deputado municipal da CDU, que também é um dos novos membros da Comissão, lembrou que o órgão consultivo tem um regulamento “pouco permissivo” e por isso foi necessário uma primeira votação para saber se o pedido podia ser apreciado. Com os mesmos votos a favor e contra, foi aprovada a possibilidade de apreciar o pedido. Chegou-se, então, à segunda votação para decidir se o nome de Gisberta podia entrar na bolsa de nomes a partir da qual se baptizam os futuros arruamentos. A decisão foi favorável à homenagem há muito pretendida e por isso, o nome de Gisberta ficará agora em lista de espera para quando surgir uma nova artéria, o que não será no imediato. Quando surgir tal oportunidade, deverá haver uma nova votação da Comissão. 

A Comissão de Toponímia é um órgão consultivo da Câmara Municipal do Porto e a decisão tem agora, também, de ser aprovada pelo executivo camarário. Recorde-se que em 2010, quando a primeira petição foi entregue, o actual presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, votou a favor da atribuição de um arruamento a Gisberta. Segundo fonte próxima do presidente, depois da reunião de de quinta-feira, Rui Moreira “ficou muito satisfeito” com o resultado da comissão renovada.

Recorde-se que o dezanove.pt contactou a Comissão de Toponímia por ocasião do 16º aniversário da morte de Gisberta para saber o ponto de situação sobre este arruamento.

 

Sara Lemos

 

1 comentário

Comentar