Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

BoCA de John Romão apresenta-se em Lisboa e Faro até 15 de Outubro

BOCA

A 4.ª edição da BoCA começou a 2 de Setembro, e estende-se até 15 de Outubro, nas cidades de Lisboa e Faro. A Bienal de Artes Contemporâneas é dirigida por John Romão.

Com o mote “Presente Invisível”, a Bienal continua a reflectir sobre alguns dos mais importantes temas da actualidade e aponta o foco às invisibilidades dos dias de hoje, num esforço de colocar no centro do palco quem normalmente não tem esse lugar, ou habita as margens.

Fica a par de alguns dos destaques da programação desta edição:

 

O CARRO FALANTE / THE TALKING CAR, de Agnieszka Polska: 14 Setembro 2023 — 15 Setembro 2023, Culturgest, Lisboa e 23 setembro 2023, Teatro das Figuras, Faro.

A convite da BoCA, Agnieszka Polska cria a sua primeira peça de teatro, com interpretação de Albano Jerónimo, Íris Cayatte, Vera Maintaino, Bartosz Bielenia e Aaron Ronelle. Um grupo de pessoas viaja num carro que não para. Um espetáculo sobre o papel de alguém preso no complexo sistema de agentes humanos, não-humanos e infraestruturas sociotecnológicas

 

CAFEZINHO Gaya de Medeiros:15 Setembro 2023 e 16 Setembro 2023. Estúdios Victor Cordon, Lisboa

Neste espectáculo em processo, Gaya de Medeiros parte do clássico “Café Müller” de Pina Bausch para tecer uma reflexão multigeracional sobre a depressão, o envelhecimento e o futuro. 

 

ESTÁ VISTO, de João dos Santos Martins, Ana Jotta, Joana Sá, Filipe Pereira: 15 Setembro 2023, Club Farense, Faro.

Um bailarino que não sabia dançar, um cantor que não sabia cantar, um actor que não sabia actuar, um escritor que não sabia escrever, um pintor que não sabia pintar. Um bailarino que cantava, um escritor que pintava, um ator que escrevia. Era preciso saber-se fazer para saber-se ser. Enquanto as linhas ténues que separam o ser do fazer, o eu da acção, a coisa do sujeito, são confusas, há algo que permanece inapto e disfuncional. Um monstro que não cumpre a função.

 

FESTA DENGO CLUB X BOCA Dengo Club: 16 Setembro 2023, MOME, Santos, Lisboa. 

A Dengo Club é “um coletivo de imigrantes negros em Lisboa, criando um safe space para mulheres, pessoas LGBTQI+, pessoas de cor e imigrantes”, nas palavras de Saint Caboclo. Uma festa especial em parceria com a BoCA decorre dia 16 de Setembro no MOME, com um foco nos novos talentos.

 

EU SOU O MONSTRO QUE VOS FALA de Paul B. Preciado: 17 Setembro 2023, Culturgest, Lisboa

Retomando o texto de Franz Kafka em que um macaco se dirige a uma academia de cientistas, Paul B. Preciado dirige uma leitura coletiva lida a cinco vozes, dirigida não apenas à comunidade psicanalista mas a cada um de nós e à nossa capacidade de abraçar a mudança e imaginar uma nova utopia.

 

ARREPENDIDOS / REGRETTERS, de Marcus Lindeen, 23 Setembro 2023, Cinema Ideal, Lisboa e dia 07 Outubro 2023 na Fábrica da Cerveja, em Faro.

No centro do palco estão Mikael e Orlando. Ambos homens, agora com cerca de 60 anos de idade, partilham um laço comum – foram homens que se tornaram mulheres e decidiram voltar atrás. Neste tête-à-tête cru e sincero, Mikael e Orlando exploram os seus passados e trocam histórias de guerra sobre as suas viagens individuais através da mudança de sexo e vice-versa. Mikael, que decidiu tornar-se mulher mais tarde na vida, foi imediatamente atingido por uma onda de arrependimento após a cirurgia e agora anseia por se sentir “inteiro” novamente. O extravagante Orlando, um dos primeiros casos de mudança de sexo na Suécia, opta por não viver mais como mulher, mas sente-se confortável com a fluidez e indefinição do seu género actual.

 

RETROSPETIVA: TORNAR-SE YVONNE RAINER de Gisela Casimiro, João dos Santos Martins, Jorge Jácome, Joana Ascensão e Cláudia Galhós: 27 Setembro 2023, Cinemateca Portuguesa, Lisboa.

No âmbito do ciclo "Retrospetiva: Tornar-se Yvonne Rainer", apresentado com o Queer Lisboa, a BoCA organiza uma conversa sobre as complexidades e o impacto do trabalho na cena artística portuguesa de uma das artistas performativas mais influentes do século XX.

 

ORLANDO, A MINHA BIOGRAFIA POLÍTICA de Paul B. Preciado: 03 Outubro 2023, Cinema São Jorge, Lisboa e dia 05 Outubro 2023, no auditório do IPDJ, em Faro.

O primeiro filme de Paul B. Preciado, estreado este ano na Berlinale e vencedor do Teddy Award para Melhor Documentário, "Orlando, a minha biografia política" chega às salas nacionais em Outubro, com antestreia no âmbito da BoCA.

 

IL Y A UNE LARME DANS CHAQUE NOTE ET UN SOUPIR DANS CHAQUE PLI de Odete & Caty Olive: 13 Outubro 2023, Teatro Ibérico, Lisboa.

Nesta nova criação, os meandros poéticos e sonoros de Odete encontram-se com os corpos de luz de Olive para especular um lugar fluido e vacilante a partir do universo vocal e estético dos castrati.