Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Centro Gis está prestes a abrir portas em Matosinhos

Centro Gis Matosinhos.jpg

Nascida há um ano a associação Plano i (APi) prevê abrir ainda este mês as portas do Centro Gis – um centro de apoio à população LGBTI sediado em Matosinhos.

 

O Centro Gis vai funcionar na rua Brito Capelo no edifício da antiga Câmara Municipal de Matosinhos. O projecto foi um dos três beneficiados com uma subvenção estatal de 37 mil euros no passado mês de Novembro.

O nome escolhido pretende homenagear Gisberta Salce Junior, que há uma década foi atirada ainda viva para dentro de um poço de um prédio abandonado no centro do Porto. O crime que chocou o país foi levado a cabo por 13 menores institucionalizados, que durante dias espancaram esta mulher transexual.

O Centro Gis disponibilizará apoio psicológico, social e judicial de forma gratuita a toda a comunidade LGBTI, mas não só. Pretende-se envolver toda a população do distrito através de um conjunto de acções articuladas com as escolas e estabelecimentos de ensino superior, onde decorrerão sessões de sensibilização, no sentido de prevenir a homofobia e a transfobia, abrindo “a mentalidade das gerações mais novas que depois educarão os próprios pais ou os avós”, declarou Sofia Neves, presidente da APi ao jornal Público.

Neste momento a APi é a única associação LGBT com uma sede física no Norte do país, não tem fins lucrativos e está sediada no Porto. A APi tem como objectivo promover a igualdade através da difusão de discursos e da concretização de práticas de inclusão em várias áreas. Urge “acabar com preconceitos e manifestações de ódio” contra esta população, que “nos dias de hoje ainda é vítima da ignorância e da intolerância” declarou a presidente ao mesmo periódico.