Inspirando jovens a sonhar alto – Raparigas Rebeldes: Celebrar o Orgulho
"Raparigas Rebeldes: Celebrar o Orgulho" é uma edição da colecção Raparigas Rebeldes dedicada ao mês do orgulho. Direccionada sobretudo aos mais jovens, esta colectânea apresenta 25 histórias inspiradoras de mulheres e pessoas não-binárias LGBTQ+, destacando as suas lutas, conquistas e o impacto que têm em diversos domínios, como a ciência, o desporto e o activismo político.
A série Raparigas Rebeldes é uma marca global de empoderamento que visa inspirar a próxima geração de raparigas a acreditar que podem fazer e ser tudo o que desejarem. Desde o lançamento do primeiro livro (Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes), tornou-se um fenómeno global, com publicações traduzidas em diversas línguas, incluindo 100 Mulheres Negras que Mudaram o Mundo, 100 Mulheres Imigrantes que Mudaram o Mundo e Guia para Raparigas Rebeldes: À descoberta do teu corpo.
Este livro continua essa missão, combinando textos fáceis de ler com retratos coloridos criados por artistas femininas e não-bináries de todo o mundo. Cada ilustração reflecte o estilo de arte único de cada artista, o que resulta numa colectânea visualmente diversificada e envolvente. Para além das histórias e das ilustrações, o livro conta igualmente com uma lista de expressões a saber, como identidade de género, expressão de género e orientação sexual, bem como uma lista de recursos nacionais para pessoas que queiram saber mais ou envolver-se com a comunidade.
Raparigas Rebeldes: Celebrar o Orgulho é uma leitura infanto-juvenil necessária num momento em que leis discriminatórias contra a população LGBTQ+ estão em ascensão. Exemplificando o impacto do activismo, o livro destaca jovens como Will Larkins e X Gonzalez, que lutam contra legislações anti-LGBTQ+ recentes na Flórida. Janelle Monáe, Billie Jean King, Marsha P. Johnson, Sylvia Rivera, Phyll Opoku-Gyimah e Molly Pinta são outras das personalidades destacadas, cada uma com uma história única de luta e resistência.
"Raparigas Rebeldes: Celebrar o Orgulho" é um livro poderoso, colorido e inspirador, dedicado a jovens, especialmente raparigas e pessoas não-binárias, para mostrar que é possível sonhar alto e atingir os seus objectivos num mundo patriarcal.