Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Nus por uma causa: novo filme de António da Silva mostra universo homoerótico da dança (com vídeo)

A nudez masculina volta a estar no centro do trabalho de António da Silva. E desta vez soma-se um alerta sobre o estado das Artes em Portugal.

35 bailarinos portugueses decidiram despir-se para a nova curta do realizador português que já está disponível online para visionamento dos fãs. Ao longo de 10 minutos estes homens tornam-se objecto de desejo através de uma performace sensual e provocatória onde o pénis é o epicentro da dança.

E quem são os 35 artistas que aceitaram semelhante desafio? A resposta chega-nos por ordem alfabética: Ângelo Neto, Antonio Onio, Bráulio Bandeira, Bruno Alexandre Uka, Celso Jumpe, Claudio Filipe Oliveira, Daniel Pinheiro, Dário Pacheco, ‎Flávio Rodrigues, Filipe Baracho, Filipe Viegas, Gonçalo Beira, Ivo Serra, Luiz Antunes, Luis Guerra, Luka Mpasi, Martim Pedroso, Miguel Bonneville, Miguel Flor, Miguel Pereira, Nuno Gil, Nuno Labau, Nuno Silva, Paulo Guerreiro, Pedro Cunha, Pedro Nunez, Pedro Santiago Cal, Rafael Alvarez, Renato Pires, Sérgio Diogo Matias, Tiago Fonseca, Tiago Marques, Victor Hugo Pontes e Vitor Viegas.

Desta vez, a mensagem de da Silva é também política. Pouco resta aos artistas da dança em Portugal. Não há fundos que apoiem a disciplina. E, por isso mesmo, todos os donativos dos fãs (acesso a link explícito) do trabalho de António da Silva serão redireccionados para os bailarinos que se disponibilizaram a dar esta mensagem de alerta. Nus por uma causa: um país sem Cultura não vive e estes artistas não têm medo de desafiar a mentalidade sobre o que se pensa da nudez masculina. A prova é que dão o corpo por isso. No final de contas um pénis também pode dançar.

O filme tem estreia nacional marcada para o próximo festival Queer Lisboa que decorre entre 19 a 27 de Setembro.

 

DANCERS non-explicit trailer from Antonio Da Silva Films on Vimeo

 

Apesar de existir uma versão completa e explícita, o realizador criou uma versão não explícita para que o filme possa fazer um percurso internacional em festivais de vídeo dança. Esta versão não explicita do filme está a concurso no Festival Online de Video Dança IDILL (International Dance Online Short Film Festival). Neste festival há um Prémio do Público no valor de 2000€. Caso vençam nas votações online (para votar aceder a www.idill.eu) o prémio será também entregue aos bailarinos. A votação decorre até 20 de Junho.