Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O Europride 2025 vai ser em Lisboa

Europride Lisboa 2025

O EuroPride é o maior evento de celebração do Orgulho das identidades LGBTI+ na Europa. Em 2025 a cidade escolhida para acolher este evento é Lisboa!  Lisboa conseguiu 79% dos votos 
 
O anúncio da candidatura vencedora foi feito este Sábado, dia 8 de Outubro, durante a reunião anual da EPOA que se realizou em Turim. Lisboa concorreu contra Magdeburg na Alemanha, que ficou em segundo lugar. Em Lisboa várias pessoas reuniram-se no Centro Comunitário LGBTI+ para acompanhar em directo este momento importante para a visibilidade LGBTI+ em Portugal.
A candidatura de Lisboa ao EuroPride 2025 foi apresentada em conjunto pelas associações ILGA Portugal, Variações, rede ex aequo e AMPLOS, e propõe um evento cultural e social e nove dias, entre 14 e 22 de Junho de 2025.
O evento começa no Sábado 14 de Junho, com a abertura da EuroVillage no Terreiro do Paço, com o ponto alto a 21 de Junho, com a a marcha do Europride a atravessar a Avenida da Liberdade, imediatamente seguida do Arraial Lisboa EuroPride no Terreiro do Paço. No dia seguinte, dão-se as actividades de encerrramento.

pexels-charly-de-blas-12251921.jpg

Marta Ramos, co-Presidente da candidatura EuroPride 2025 Lisboa, defende assim esta candidatura agora vencedora:
“O EuroPride 2025 em Lisboa pretende reconhecer e abordar as deficiências e barreiras que nos impedem enquanto movimento. A nossa aposta concentra-se em espaços seguros, em ter orgulho de nossas diversas características pessoais para que nós, como movimento, nos possamos integrar melhor, enfrentar os actores anti-género e crescer de forma sustentável.
O EuroPride 2025 Lisboa é um esforço colectivo de quatro organizações LGBTI+ que trabalham regularmente a nível nacional e que completam a intervenção umas das outras. Estamos fortemente comprometidos em capacitar nossa comunidade, especialmente jovens e famílias; em prestar serviços de apoio especializado; em habilitar e fomentar negócios de propriedade LGBTI+; e, para defender melhores políticas nacionais e europeias de direitos humanos.
Estamos a preparar um programa coeso, capacitador e ponderado de actividades culturais e de construção da comunidade que podem moldar o nosso trabalho futuro. Estamos ansiosos para receber visitantes em Lisboa. Venham e sejam orgulhosos de vocês mesmos!”
 
 
Recorde-se que esta não foi a primeira vez que Lisboa submeteu uma candidatura ao Europride. Em 2019 Portugal perdeu para Belgrado que viria a albergar a 30ª edição que se realizou este ano na Sérvia.
 
 
👉🏳️‍🌈 Para saberes o que fazer em Lisboa consulta o guia www.lisbongaycircuit.com e acompanha as redes sociais Instagram: @lisbongay e Facebook: Lisbon Gay Circuit
 

Publicidade