O primeiro no Alentejo! Beja vai assinalar Orgulho LGBTI+
O Beja Pride será organizado pela associação Arruaça e está marcado para 3 de Julho no Parque Vista Alegre.
"São ainda muitos os que questionam o porquê de necessitarmos hastear bandeiras ou ter um dia para celebrar o orgulho numa orientação sexual ou identidade de género, sem compreenderem que se trata de, simbolicamente, assinalar o direito a todas as pessoas existirem sem medos, sem culpas, sem vergonhas ou perseguições" contextualiza a associação Arruaça.
Esta será a primeira celebração pública do Orgulho LGBTI no Alentejo e as pessoas responsáveis da associação bejense fazem questão de o afirmar: "Verificando que no Baixo Alentejo nunca se realizou um evento declaradamente LGBTI+ não podemos deixar de sentir que é uma enorme lacuna na promoção da diversidade e da inclusão à qual não podemos nem queremos ser indiferentes."
A Arruaça nasceu em 2005 pelas mãos de um grupo de jovens preocupados com as crianças e adolescentes dos bairros problemáticos da cidade de Beja. A Arruaça começou por realizar festivais de bandas, animação de rua e o Festival Rastafest, mas depressa alargou a sua actuação sendo actualmente uma associação eminentemente de âmbito cultural e social.
O Beja Pride conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Beja, da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista e da União de Freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira. A Herdade do Rocim também apoia a iniciativa.
Beja teve nos anos mais recentes dois grupos dedicados às questões LGBTI+, o colectivo Beja Diversidades e o grupo ex aequo beja, entretanto extintos.
As iniciativas realizar-se-ão em cumprimento das normas e orientações relativas à COVID-19, aplicáveis aos eventos culturais, como tal, estas atividades, apesar de gratuitas, estão sujeitas a pré-reserva que poderá ser feita através de formulário.
Notícia actualizada a 22 de Junho com programa.