Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Se voltasses atrás no tempo, o que dirias ao teu eu de 14 anos?

Levi's-The-Pride-of-Becoming-2021.jpg

No dezanove, muito provavelmente, diríamos: tem “pride” em ti!

 

Não podes voltar atrás, mas podes inspirar os teus pares e quem te segue e admira. Foi com base nesta premissa, que a Levi’s® juntou cinco pessoas que admiramos, para te dar o exemplo e fazer com que sintas (mais) orgulho em ti, nas tuas cores e nos teus pronomes.

Tal como acontece todos os anos por esta altura, mas sob o mote de “All Pronouns. All Love”, a Levi’s® acabou de lançar uma nova colecção Pride dedicada às cores da comunidade LGBTQIA+. E para celebrá-lo, motivar-nos a “chamar as coisas pelos (pro)nomes certos” e promover o respeito e a aceitação, convidou cinco membros da comunidade LGBTQIA+ de Portugal a partilhar o seu testemunho e a contar-nos mais sobre o seu caminho para a aceitação.

Entre uma série de vídeos e fotos que estarão disponíveis nas redes sociais destes cinco membros da comunidade LGBTQI+ local e no Instagram da Levi’s® Portugal, ficamos a conhecer a história do Alex D’Alva Teixeira, da Lola Herself, da Tamara Alves e dos T Guys Cuddle Too (Ary Zara e Isaac dos Santos). Descobrimos algumas das dificuldades que encontraram pelo caminho, enquanto não tinham a coragem - ou a possibilidade - de se afirmar com certeza e orgulho. Escutamos os conselhos pessoais muito importantes e que quase podiam ser um mantra.

A artista visual Tamara Alves foi peremptória: “Sê autêntica, segue sempre o teu coração”. A Lola Herself, drag queen sobre quem já falamos no dezanove, deixou um apelo: “Procura saber mais sobre a tua história, sobre a tua comunidade e sobre as pessoas do passado”. O músico Alex D’Alva Teixeira recomendou que “estimes as pessoas que te amam, porque vão aprender muito contigo”. Enquanto o Isaac, um dos activistas do T-Guys Cuddle Too deixou um alerta: “Tem cuidado com a tua revolta. Canaliza todas as tuas emoções para chegares onde queres, mas aceita que as pessoas te ajudem pelo caminho.” e o Ary, o outro co-autor da plataforma activista, destacou que: “Tu trazes uma verdade e um amor que tem de ser partilhado. Tu vais conseguir sentir tudo à tua volta, com uma intensidade que tu não conhecias”.

Feitas as contas, as cinco mensagens assentam no empoderamento. Muito provavelmente, são conselhos que os próprios gostariam de ter escutado há uns anos, quando se questionavam sobre quem eram e duvidavam se alguma vez se iriam tornar em quem são hoje – referências entre a comunidade, admiradas pelo seu trabalho, percurso e conquistas.

Tamara Alves, é uma artista visual portuguesa da nova geração com obras espalhadas por todo o mundo. Alex D’Alva Teixeira é músico pop, é o vocalista dos D’Alva e foi galardoado com um prémio Arco-Íris pelo seu coming-out e pelo seu trabalho pró-inclusão e igualdade. Lola Hersef, é uma estrela! Venceu o Miss Drag Lisboa e nunca mais parou. Apareceu duas vezes na Vogue e até na campanha dos 50 anos da RTP2. Além de co-autor do canal do Youtube T-Guys Cuddle Too e actual membro da direcção da ILGA Portugal, o Isaac dos Santos foi a primeira pessoa trans a dar uma Ted X em Portugal. O Ary Zara é um multifacetado film maker, bailarino, bolseiro, produtor de eventos e light-jockey, e partilha com Isaac o canal trans mais descomplexado do Youtube em Portugal.

O sucesso é o elemento comum entre todos eles. A forma como ousaram e vingaram, em especial porque saíram da zona de conforto e vestiram o seu próprio eu. Trocaram e vivem felizes com os seus pronomes. E os seus testemunhos, só demonstram que devemos respeitar, estimar e tratar as pessoas da forma como elas querem e se sentem bem. Não da forma que pré-concebemos. Porque só assim vamos conseguir ultrapassar os rótulos, as diferenças e o bullying. E esta é a melhor maneira de celebrar o orgulho, de sermos livres e de nos tornarmos em quem realmente somos.

 

o vídeo com os seus testemunhos:

Conhece as suas histórias e as novas peças da coleção Levi’s® Pride 2021 com novos grafismos arco-íris inspirados no ondular da bandeira gay. Vê como homenageiam os pronomes pessoais “they/them, she/her, he/him, we,” e como celebram as nossas cores nos detalhes, etiquetas e botões com as cores do arco-íris.

 

Sobre os pronomes e a linguagem

The-Pride-of-Becoming-Isaac-dos-Santos (7).jpg

Por que devemos respeitar os pronomes e usar uma linguagem neutra, inclusiva e que dê espaço para que as pessoas nos digam como preferem ser tratadas?

O mundo não é a preto e branco. Não é só binário. Não estagnou nos séculos das trevas. Hoje em dia, existe todo um espectro de cores, que só brilham se forem respeitadas e protegidas de todas as formas de desrespeito, intolerância e segregação. Cabe-nos a nós por fim às micro e macro agressões. E se a língua portuguesa tem tanto de hermética e machista, tem também abertura para reformulações.

Em 2021, cabe-nos abraçar a diversidade, adoptar novas e boas práticas, inspirar uma nova geração. Entre muitas outras, estas cinco vozes estão cá para ajudar a mudar a sociedade portuguesa. Para torná-la melhor! Tal como o Isaac diz, torná-lo num espaço em que podes: “ser tu próprio, sem medo”. Em que podes viver a tua vida, porque ninguém vai fazê-lo por ti.

 

Como tudo o resto, é uma questão de tempo. Tal como a história da Levi’s®, empresa americana fundada em 1853, que foi uma das primeiras marcas do mundo a atribuir direitos iguais a trabalhadores com parceiros do mesmo sexo. Desde sempre, a marca trabalhou e trabalha arduamente para promover os direitos à igualdade de todos os membros da comunidade LGBTQIA+. Propõe-se ano-após-ano a continuar a apoiar a comunidade, através do lançamento da colecção Pride e da parceria com a OutRight Action International, uma organização não governamental sem fins lucrativos criada em 1990, que trabalha para garantir que todos os direitos dos membros da comunidade LGBTQIA+ são assegurados e respeitados.

 

Conhece a colecção Levi’s® Pride 2021 nas lojas Levi’s® e em www.levi.pt.

Todas as receitas da venda da colecção Pride serão doadas à OutRight Action International.

 

1 comentário

Comentar